25/05/2012 12h41

Propostas e preocupações levantadas serão enviadas ao Executivo e à conferência internacional pelo vereador Izídio de Brito (PT)

Garantir a participação das empresas já instaladas no município no Parque Tecnológico de Sorocaba. Esta foi a reivindicação da maioria dos participantes da audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Izídio de Brito Correa (PT), que também presidiu o encontro. A audiência contou com a participação de sindicatos, SENAC, CEREST (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) e empresas.

Os participantes ressaltaram que o parque é esperado com grande expectativa e que gostariam de assegurar a participação, assim como deverá acontecer com novas empresas como a Toyota e universidades. Para Izidio, faltou debate com o setor produtivo e a sociedade organizada no processo de implantação do parque tecnológico.  “Temos que fazer uma mobilização junto às empresas antigas que vem há anos contribuindo para a nossa cidade para que também sejam beneficiadas”, afirmou.

O vereador lamentou a ausência de outros representantes do Executivo na audiência que contou com a presença apenas do Cerest. Na próxima semana, a cidade sedia a Conferência Internacional de Parques Tecnológicos e no próximo dia 4 acontece a inauguração do Parque Tecnológico de Sorocaba.

O parlamentar destacou que atualmente no Brasil existem 25 parques tecnológicos, além de 32 sendo projetados, e 18 em fase de implantação, incluindo o de Sorocaba que segue o modelo Europeu. Para o vereador, assim como os demais presentes na audiência, é preciso conhecer outros parques do país e buscar um modelo de gestão que se adéque a realidade local.

Izídio encerrou a audiência destacando que as propostas e preocupações levantadas serão enviadas ao Executivo através de requerimentos e projetos para mudanças de leis. Novas audiências também deverão ser realizadas para dar continuidade ao debate.