01/06/2012 16h37

Os resultados do concurso público 11/2011, feito para suprir vagas na Secretaria Municipal da Educação, serão discutidos em audiência pública neste sábado, 2, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa partiu dos vereadores Izídio de Brito (PT) e Anselmo Neto (PP), depois de terem sido procurados por um grande número de candidatos que questionaram os critérios adotados na seleção.

O concurso abriu vagas para os cargos de supervisor de ensino, diretor e vice de escola, orientador pedagógico e professores da rede municipal de ensino. Segundo candidatos, quase mil inscritos foram reprovados na avaliação psicológica, depois de terem passado por todas as etapas anteriores, sem nenhuma justificativa ou esclarecimento.

Devido ao número elevado de pessoas consideradas inaptas do ponto de vista psicológico e as falhas apontadas pelos inscritos no edital, entre outras irregularidades levantadas, muitos dos candidatos estão pedindo que o concurso seja anulado. “Para esclarecer esses problemas e denúncias e, principalmente, para cobrarmos as devidas providências é que vamos realizar essa audiência pública”, explicam os vereadores Izídio de Brito e Anselmo Neto.

Foram convidados para participar da discussão a Secretaria Municipal de Educação, a Vunesp, reponsável pela aplicação das provas, o Ministério Público, a subsede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a Associação dos Professores e Auxiliares de Educação de Sorocaba (ASPAMS) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)