05/06/2012 14h24
 

Projeto de Francisco França (PT) prevê máquinas para autoatendimento com altura reduzida nas agências bancárias de Sorocaba

 

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 5, em primeira discussão o projeto de Francisco França (PT) que prevê a instalação de caixas eletrônicos em altura reduzida nas agências bancárias de Sorocaba.

 

Segundo a proposta, as agências do município que contarem com caixas eletrônicos para autoatendimento deverão disponibilizar aos clientes pelo menos um terminal com tela e teclado para ser utilizado por usuários cadeirantes e pessoas de baixa estatura.

 

França destacou a importância social do projeto. “Vários setores têm adaptado suas instalações, o bancário também tem que adequar suas agências”, afirmou o autor.

 

Em discussão única, foi aprovado o veto parcial do Prefeito à Política Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba - Projeto de Lei n. 511/2011, de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB). O artigo vetado, (Art. 130) condicionava o transporte de cargas perigosas dentro do Município à autorização dos bombeiros. A autora concordou com o veto, ressaltando que a medida foi incluída ao projeto original através de emenda.

 

E de autoria do vereador Ditão Oleriano (PMN), o projeto que prevê plantão noturno das entidades protetoras dos animais teve o parecer contrário da Comissão de Justiça derrubado e segue em tramitação. A medida, válida das 18 horas às 8 horas da manhã seguinte, valerá para as ONGs que recebem incentivos e verbas do poder público.

 

De acordo com a proposta, o descumprimento da determinação acarretará multa de R$ 2 mil na primeira infração e R$ 5 mil em caso de reincidência ou até a cassação do alvará da entidade.

 

“Os animais também precisam de proteção. Sorocaba precisa de uma política pública para olhar pelos cachorros abandonados, que são muitos”, justificou Ditão. O projeto será analisado pelas demais comissões pertinentes antes de voltar para a primeira discussão.