05/06/2012 14h31

Catadores de materiais recicláveis de Sorocaba e região, acompanhados da presidente do Ceadec (Centro de Estudos de Apoio e Desenvolvimento da Cidadania), Rita de Cássia Gonçalves Viana, estiveram na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5 – data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

As cooperativas da Rede Catavida iriam participar de uma caminhada pelas ruas da região central, cancelada em virtude da chuva. “O serviço que vocês fazem é único para o meio ambiente. A Câmara estará sempre aberta para a divulgação deste trabalho feito com muita dignidade”, disse Martinez.

Em nome da categoria, Rita de Cássia Gonçalves Viana, falou sobre a importância da atividade, da necessidade de comprometimento do Poder Público com a reciclagem e também da participação popular nos projetos, como verificado na lançamento do projeto Limpa Óleo que já conquistou grande adesão.

“Neste dia comemorativo esperamos poder avançar em ações concretas. Muito já se avançou com a inclusão dos catadores, mas ainda é preciso atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse a presidente do Ceadec.

Já o vereador Izídio de Brito (PT) ressaltou a importância da criação de um fundo de amparo às cooperativas de reciclagem e afirmou que pedirá novamente a inclusão na pauta do Projeto de Lei “Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária” de sua autoria e que está em tramitação na Câmara Municipal desde junho de 2009.