11/06/2012 11h02

Segundo proposta de Martinez (PSDB), caminhões da coleta de lixo deverão conter mecanismo específico para o material altamente poluente

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), está propondo através de projeto de lei que todos os veículos destinados à coleta e transporte de lixo em Sorocaba possuam mecanismos para recolher e armazenar o chorume de forma adequada. O líquido, resultante do processo de putrefação de matérias orgânicas, é altamente poluente, além de possuir um cheiro forte.

O projeto também proíbe o despejo sem tratamento do chorume resultante do processo de compactação do material coletado pelos caminhões nas ruas ou em outros locais. Se aprovada, as penalidades pelo descumprimento da lei deverão constar nos contratos de prestação de serviço.

Ainda segundo a proposta de Martinez, a disposição final ambientalmente correta do chorume, com base em tecnologias que diminuam o potencial poluidor do material, deverá ser especificada em projeto apresentado durante o processo de licitação.

Para o autor, é fundamental que o município possua políticas públicas que contribuam para a preservação do meio ambiente. “O despejo do chorume pelos veículos de coleta é um problema recorrente que provoca impactos negativos evidentes tanto ao meio ambiente como às pessoas que convivem com o odor desagradável. Por isso propomos que os novos contratos de coleta e transporte de resíduos selecionem empresas que disponham de veículos adaptados, além de obrigar a destinação correta do chorume”, justifica Martinez.