11/06/2012 13h22

A Câmara Municipal de Sorocaba realizará sessão solene nesta terça-feira (12), a partir das 19h30, em celebração dos 109 anos do Jornal Cruzeiro do Sul e dos 29 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV).

O vereador comenta que “poucos veículos de comunicação do País podem comemorar uma vida tão longa, com tamanha e sempre renovada vitalidade, a exemplo do que ocorre com o Cruzeiro do Sul”.  Ainda de acordo com Martinez, “é extremamente relevante o papel desempenhado pelo jornal na missão de informar, de modo livre, independente e plural, contribuindo para fortalecer a cidadania e os pilares de sustentação de uma sociedade democrática.”

“E isso – diz ainda o vereador Martinez – é um orgulho para a nossa cidade.” O Jornal é mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), entidade formada dirigida por voluntários que também o voluntariado e as instituições de caráter filantrópico, benemerentes e educacionais. Dado esse caráter da FUA ela também acabou se tornando a mantenedora que possibilitou a criação do CVV em Sorocaba que teve como seu primeiro voluntário-coordenador o juiz aposentado José Mário Conceição, e no empresário Alcebíades Alvarenga da Silva o primeiro vice-coordenador.

Martinez diz que homenagear o CVV e todos os seus voluntários é uma ação justa. “porque criar uma instituição como essa, por meio da qual os voluntários dedicam algumas horas de sua vida para acolher, ouvir pessoas que recorrem a esse serviço para alívio de suas aflições, é um ato digno de louvor. É um exemplo de fé na humanidade e que, por isso, merecem o respeito e a gratidão de todos.

Durante a sessão solene haverá apresentação do quarteto de cordas da Fundec. O acesso à solenidade é livre, mas os interessados também poderão acompanha-la por meio da TV Legislativa, com transmissão ao vivo.