14/06/2012 17h03

Na noite desta sexta-feira, 15, a Câmara Municipal de Sorocaba irá homenagear o ex-locutor e narrador esportivo, Osmar Santos, que será agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano. A iniciativa é do presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB).

Osmar Santos revolucionou a locução esportiva no Brasil, atuando na Rádio Jovem Pan e em outras emissoras de rádio e TV. Nos anos 80 transmitiu os jogos da seleção brasileira de futebol, inclusive na copa de 86, como locutor oficial da Rede Globo de Televisão. A identidade com o telespectador e seu carisma como narrador, criador de jargões famosos como “ ripa na chulipa” e “pimba na gorduchinha”, garantiram-lhe um lugar na história do jornalismo esportivo no país..

A carreira do locutor foi interrompida abruptamente por um acidente de carro em 94. As seqüelas impediram Osmar Santos de voltar a narrar jogos, mas não o afastaram do esporte, que continua prestigiando com sua presença em estádios e outros eventos.

Muito menos foi esquecido por sua legião de fãs em todo o país. Prova disso é que amigos e admiradores estão realizando uma campanha para que a bola utilizada na Copa do Mundo no Brasil seja batizada oficialmente de “Gorduchinha”, a forma carinhosa com que Osmar Santos a chamava. A campanha já conta com a adesão de várias personalidades, entre elas o apresentador Faustão e o maestro João Carlos Martins.

Formado em Educação Física, Direito e Administração, o ex-narrador encontrou uma nova forma de expressão: a pintura. Hoje, ele transmite toda a sua sensibilidade em pinturas em óleo-sobre-tela. As telas de Osmar Santos estarão expostas no saguão principal da Câmara até à noite da homenagem, prevista para começar às 19h30.

Entre os convidados do homenageado estão várias personalidades ligadas ao esporte como a ex-jogadora de basquete Hortência, o ex-jogador Paraná, a amiga Claudete Troiano, apresentadora de TV, e o cantor Ângelo Máximo.