26/06/2012 14h06

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Sorocaba se reuniu pela segunda vez, na manhã desta terça-feira (26), para analisar o pedido do vereador Moko Yabiku (PSDB) de abertura de procedimento investigatório contra o vereador José Crespo (DEM), sob a acusação de quebra de decoro parlamentar.

Além do presidente da Comissão, o vereador coronel Rozendo Oliveira (PV), e das partes envolvidas, também participaram da reunião os vereadores Anselmo Neto (PP), Irineu Toledo (PRB), Vitor do Super José (PRP), Marinho Marte (PPS), Helio Godoy (PSD), Paulo Mendes (PSDB), Ditão Oleriano (PMN), Francisco França (PT) e Emílio Ruby (PSC).

Rozendo abriu a reunião informando que declarou nulo o ato praticado na reunião realizada no dia 5 deste mês, quando a maioria decidiu não acatar a denúncia contra José Crespo. Em seguida, Crespo solicitou a apresentação de um vídeo com trechos da sessão que foi alvo da polêmica e a reconsideração da decisão anunciada pelo presidente.

Crespo apresentou ainda defesa prévia e pediu novamente que a comissão não abrisse procedimento de investigação, alegando haver retirado em plenário as afirmações que motivaram a denúncia. Questionado sobre a possibilidade de fazer um acordo, Yabiku rejeitou a proposta e insistiu na abertura do processo.

A maioria votou pela abertura do procedimento, mas acatou a sugestão de Crespo para que a comissão aguarde o final do inquérito policial movido contra ele pelo vereador Yabiku. O resultado do inquérito policial deve sair nos próximos dias.