26/06/2012 17h20

O vereador José Crespo (DEM) ingressou, na tarde desta terça-feira (26), contra o colega Francisco Moko Yabiku (PSDB) na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Sorocaba. O democrata foi atacado por palavras proferidas pelo tucano durante a sessão ordinária de 8 de maio.

Na ocasião, Yabiku, durante discussão do projeto que versava sobre a instalação do IPTU Progressivo na cidade, chamou Crespo de covarde por 11 vezes. “Esses revides, evidentemente, equilibraram, naquele momento, a contenda e solaparam os argumentos de indignação que o colega Yabiku apresentou depois, em sua representação”, ressaltou Crespo ao propor a representação, que acontece após a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar suspender o primeiro caso envolvendo os dois vereadores.

No entanto, conforme o democrata, a retirada das citações feitas por ele contra Yabiku durante a sessão não foi suficiente para o tucano fazer o mesmo. “O colega Yabiku, ao elencar seus pontos de vista, não mencionou os revides que ele cometeu, durante o mesmo calor daqueles debates. Esse fato necessita ser focado e considerado em paralelo às demais providências que sejam tomadas pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar”, justificou Crespo.

O presidente da Comissão, coronel Rozendo de Oliveira (PV), deverá agendar, para os próximos dias, uma reunião com as lideranças partidárias a fim de instaurar os procedimentos necessários para a abertura de um novo procedimento disciplinar, agora contra Yabiku.

Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo (DEM)