27/06/2012 17h29

A iniciativa foi do vereador Luis Santos (PMN), que ressaltou o crescimento das verbas destinadas às entidades assistenciais

Os convênios entre a Prefeitura e as entidades sociais que atuam em Sorocaba foram tema de audiência pública realizada na tarde de quarta-feira, 27, na Câmara Municipal. Presidida pelo vereador Luis Santos (PMN), autor da iniciativa, a audiência pública contou com a presença de autoridades e diversos representantes de entidades assistenciais.

O vereador Luis Santos salientou que o repasse de recursos para as entidades do terceiro setor no município, por meio de emendas parlamentares, vem crescendo nos últimos anos. O repasse saltou de R$ 1,480 milhão em 2008 para R$ 8,534 milhões em 2012. O crescimento foi gradativo a cada ano: em 2009, R$ 1,730 milhão; em 2010, R$ 2,975 milhões, e em 2011, R$ 5,5 milhões.

Ainda de acordo com levantamento apresentado pelo vereador, em 2010 foram aprovadas 172 emendas parlamentares, beneficiando 74 entidades. Em 2011, foram 462 emendas, destinadas a 96 entidades. E em 2012, foram 648 emendas aprovadas, beneficiando 126 entidades.

Os representantes das entidades sanaram dúvidas quanto aos trâmites necessários para a liberação das verbas aprovadas. Um dos empecilhos que às vezes retardam a liberação das verbas, segundo explicaram os representantes do Executivo, é a falta do plano de trabalho por parte de algumas entidades. O vereador Luis Santos defendeu que todas as entidades apresentem seu plano de trabalho já no ato de solicitar emendas parlamentares, facilitando o processo.

Participaram da audiência pública a representante do vice-prefeito José Ailton Ribeiro, Luciane Bombach; a chefe da Divisão de Convênios, Luciana Aparecida da Silva, representando a secretária de Cidadania, Maria José de Lima; o assessor técnico da Saúde, Joamar Bertolli Júnior, representando o secretário de Saúde, Ademir Watanabe; a diretora de Gestão Educacional, Rosária Clavijos Simão, representando a secretária de Educação, Maria Terezinha Del Cistia; e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Santi Utem Gambacorti Filho.

Apesar de enviar representante (por não poder participar de todos os trabalhos da audiência pública, devido a outros compromissos), o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, também fez questão de marcar presença na audiência para saudar os presentes e manifestar seu apoio ao trabalho social do terceiro setor no município.