02/07/2012 11h16
 

PL de Crespo abre discussões na sessão desta terça-feira, 3. Entre as propostas novas, moção de Marinho Marte (PPS) repudia APAS

 

 

Continua em discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 3, o projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que proíbe a pesca profissional e esportiva no Rio Sorocaba e seus afluentes. A proposta não proíbe a pesca amadora que é praticada com fins de subsistência, com a utilização de linha de mão, vara simples, caniço, molinete ou carretilha, iscas naturais ou artificiais. O PL recebeu emenda do vereador Ditão Oleriano (PMN) ampliando a proibição para lagos artificiais e lagoas de água parada.

 

Já Geraldo Reis (PV) está propondo a “Semana Municipal do Diagnóstico e Prevenção da Catarata e Glaucoma” na semana do dia 07 de maio, mês em que se comemora o dia do oftalmologista. Outro projeto de Reis adéqua a Lei Orgânica do Município de Sorocaba referente à nova nomenclatura da Guarda Municipal modificada para Guarda Civil Municipal pela Lei nº 9499 de 2011.

 

E Izídio de Brito (PT), através do Projeto de Lei nº. 141/2012, quer impedir o Executivo, assim como autarquias, empresas públicas e de capital misto, de aditar qualquer contrato seis meses antes do final do mandato. Ainda segundo a proposta, os contratos emergenciais deverão ser submetidos à Câmara, acompanhados de justificativas jurídicas e administrativas.

 

De Anselmo Neto (PP), Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal n. 02/2012 estende a gratuidade da Tarifa Social, assegurada aos maiores de 60 anos, aos alunos durante o período letivo. Para o vereador, a medida irá ajudar a diminuir a evasão escolar. "As atividades complementares só serão possíveis para o aluno de baixa renda se existir uma política de assistência estudantil séria e comprometida", justifica Neto.

 

 E com o propósito de proteger os professores da rede municipal de ensino, outro projeto de Neto estabelece medidas preventivas e orientadoras destinadas a inibir qualquer forma de violência contra os profissionais.

 

Fechando os projetos remanescentes da 36ª sessão, de autoria do vereador Ditão Olerinao (PMN), PL altera a Lei 9.131, de maio de 2010, ampliando a abrangência das famílias beneficiadas pelo auxílio moradia.

 

Segundo Ditão, a medida corrige uma falha na lei, que é destinada a famílias em situação de risco, vitimadas pelas enchentes, em atendimento de emergência pela Defesa Civil, ou ainda, em decorrência de determinação judicial. “A minha intenção é incluir nessa lista, pessoas com baixa renda que paguem aluguel e tenham filho menor de 12 anos com alguma deficiência grave”, explica o vereador.

      37ª sessão: De Antonio Carlos Silvano (PMDB), projeto cria o Disque Criança e Adolescente. O serviço irá possibilitar à população encaminhar denúncias, reclamações ou representações que envolvam maus tratos, abandono ou qualquer outra forma de violência contra crianças e adolescentes.

Já projeto de Anselmo Neto (PP) dispõe sobre a proibição de veiculação de propaganda e/ou publicidade eleitorais em muros e PL de Geraldo Reis (PV) a exclusividade no uso do uniforme pela Guarda Civil Municipal no Município de Sorocaba.

E preocupado coma violência nas escolas do município, o vereador Rozendo de Oliveira (PV) apresentou projeto de lei que estabelece medidas de proteção para professores, diretores e inspetores de alunos da rede municipal de ensino nos casos em que venham a sofrer violência ou ameaça. O objetivo do projeto é amparar o professor e o restante do corpo técnico-pedagógico, que, segundo o vereador, estão praticamente desprotegidos.

 

      Os vereadores apreciam ainda o projeto de lei da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) que cria o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o climatério.

 

      O PL estabelece uma série de ações a serem desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e entidades do município com o objetivo de garantir a saúde física e mental das mulheres em fase do climatério. Já o Projeto de Resolução nº 04/2012 da vereadora dispõe sobre a inclusão de link sobre pessoas desaparecidas no site da Câmara Municipal.

 

      Em tramitação desde 2009, retorna em primeira discussão o projeto de Izídio de Brito (PT) que institui o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, com a inclusão formal dos catadores de material reciclável. A matéria recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça da Casa e já foi tema de audiências públicas e reuniões com o Executivo.

 

Ainda em primeira discussão, projeto de João Donizeti (PSDB), altera o Plano Comunitário Municipal de Melhoramentos, projeto de José Crespo (DEM) propõe a mudança de fiação aérea para subterrânea e projeto de Geraldo Reis (PV) dispõe sobre o uso exclusivo no Município do uniforme da Guarda Civil Municipal.

 

Segunda discussão: Caso seja aprovado em primeira discussão, três projetos da 36ª sessão também poderão ser apreciados em segunda: a proibição da pesca profissional e esportiva no Rio Sorocaba, de José Crespo (DEM), a criação da “Semana Municipal do Diagnóstico e Prevenção da Catarata e Glaucoma” e a adequação da Lei Orgânica do Município de Sorocaba referente à nova nomenclatura da Guarda Civil Municipal, ambos de Geraldo Reis (PV).

 

Ainda em segunda discussão, projeto de Izídio de Brito (PT) institui o “Dia Da Trabalhadora e Trabalhador Psicólogo”, a ser comemorado anualmente em 27 de agosto em cerimônia na Câmara. E de Rozendo de Oliveira (PV), projeto declara de Utilidade Pública a “Associação Meninos Tropeiros de Sorocaba”.

 

40ª sessão: Entre as propostas novas, projeto de lei de João Donizeti (PSDB) em primeira discussão dispõe sobre a implantação de fiação subterrânea para fins de instalação elétrica e de telefonia nos futuros complexos viários do município.

 

        Em votação única, projeto de decreto legislativo de Francisco França (PT) concede a Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao diretor da Casa de Detenção Provisória de Sorocaba, Marcio Coutinho.

 

        Completando a pauta, moção Izídio de Brito Correia (PT) manifesta aplauso ao lema da 16ª edição da Parada do Orgulho Gay de São Paulo - “Homofobia Tem Cura: Educação e Criminalização! – Preconceito e Exclusão, Fora de Cogitação!” – e moção de Marinho Marte (PPS) repudia a Associação Paulista de Supermercados (APAS) por se contrapor a lei de sua autoria que torna obrigatório o fornecimento gratuito de sacolas plásticas oxibiodegradáveis nos supermercados.