04/07/2012 11h15
 

Proposta de Anselmo Neto (PP) abre discussões nesta quinta. Entre os projetos novos, entra em pauta mudanças na Lei dos Bares

 

Continua em discussão na sessão ordinária desta quinta-feira, 5, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal n. 02/2012 do vereador Anselmo Neto (PP) que estende a gratuidade da Tarifa Social, assegurada aos maiores de 60 anos, aos alunos durante o período letivo. Para o vereador, a medida irá ajudar a diminuir a evasão escolar. "As atividades complementares só serão possíveis para o aluno de baixa renda se existir uma política de assistência estudantil séria e comprometida", justifica Neto.

 

Já projeto de autoria do vereador Ditão Olerinao (PMN) altera a Lei 9.131, de maio de 2010, ampliando a abrangência das famílias beneficiadas pelo auxílio moradia. Segundo Ditão, a medida corrige uma falha na lei, que é destinada a famílias em situação de risco, vitimadas pelas enchentes, em atendimento de emergência pela Defesa Civil, ou ainda, em decorrência de determinação judicial. “A minha intenção é incluir nessa lista, pessoas com baixa renda que paguem aluguel e tenham filho menor de 12 anos com alguma deficiência grave”, explica o vereador.

     

37ª sessão: De Antonio Carlos Silvano (PMDB), projeto cria o Disque Criança e Adolescente. O serviço irá possibilitar à população encaminhar denúncias, reclamações ou representações que envolvam maus tratos, abandono ou qualquer outra forma de violência contra crianças e adolescentes.

 

Já projeto de Anselmo Neto (PP) dispõe sobre a proibição de veiculação de propaganda e/ou publicidade eleitorais em muros e PL de Geraldo Reis (PV) a exclusividade no uso do uniforme pela Guarda Civil Municipal no Município de Sorocaba.

 

E preocupado coma violência nas escolas do município, o vereador Rozendo de Oliveira (PV) apresentou projeto de lei que estabelece medidas de proteção para professores, diretores e inspetores de alunos da rede municipal de ensino nos casos em que venham a sofrer violência ou ameaça. O objetivo do projeto é amparar o professor e o restante do corpo técnico-pedagógico, que, segundo o vereador, estão praticamente desprotegidos.

 

      Os vereadores apreciam ainda o projeto de lei da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) que cria o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o climatério.

 

      O PL estabelece uma série de ações a serem desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e entidades do município com o objetivo de garantir a saúde física e mental das mulheres em fase do climatério. Já o Projeto de Resolução nº 04/2012 da vereadora dispõe sobre a inclusão de link sobre pessoas desaparecidas no site da Câmara Municipal.

 

      Em tramitação desde 2009, retorna em primeira discussão o projeto de Izídio de Brito (PT) que institui o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, com a inclusão formal dos catadores de material reciclável. A matéria recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça da Casa e já foi tema de audiências públicas e reuniões com o Executivo.

 

Ainda em primeira discussão, projeto de João Donizeti (PSDB), altera o Plano Comunitário Municipal de Melhoramentos, projeto de José Crespo (DEM) propõe a mudança de fiação aérea para subterrânea e projeto de Geraldo Reis (PV) dispõe sobre o uso exclusivo no Município do uniforme da Guarda Civil Municipal.

 

Segunda discussão: Rejeitado na primeira votação, retorna à pauta para a segunda discussão a proibição da pesca profissional e esportiva no Rio Sorocaba, de José Crespo (DEM).

 

De Geraldo Reis (PV) projetos prevêem a criação da “Semana Municipal do Diagnóstico e Prevenção da Catarata e Glaucoma” e a adequação da Lei Orgânica do Município de Sorocaba referente à nova nomenclatura da Guarda Civil Municipal.

 

Ainda em segunda discussão, projeto de Izídio de Brito (PT) institui o “Dia Da Trabalhadora e Trabalhador Psicólogo”, a ser comemorado anualmente em 27 de agosto em cerimônia na Câmara. E de Rozendo de Oliveira (PV), projeto declara de Utilidade Pública a “Associação Meninos Tropeiros de Sorocaba”.

 

40ª sessão: Projeto de lei de João Donizeti (PSDB) em primeira discussão dispõe sobre a implantação de fiação subterrânea para fins de instalação elétrica e de telefonia nos futuros complexos viários do município.

 

Em votação única, projeto de decreto legislativo de Francisco França (PT) concede a Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao diretor da Casa de Detenção Provisória de Sorocaba, Marcio Coutinho.

 

       Completando a pauta, moção Izídio de Brito Correia (PT) manifesta aplauso ao lema da 16ª edição da Parada do Orgulho Gay de São Paulo - “Homofobia Tem Cura: Educação e Criminalização! – Preconceito e Exclusão, Fora de Cogitação!” – e moção de Marinho Marte (PPS) repudia a Associação Paulista de Supermercados (APAS) por se contrapor a lei de sua autoria que torna obrigatório o fornecimento gratuito de sacolas plásticas oxibiodegradáveis nos supermercados.

 

41ª sessão: Após a realização de audiências públicas, entra em pauta o projeto de Rozendo de Oliveira (PV) subscrito pelos vereadores Anselmo Neto (PP), Vitor Francisco da Silva (PRP), Marinho Marte (PSD), Antonio Carlos Silvano (PMDB), Claudio do Sorocaba I (PR), Francisco França (PT), Izídio de Brito (PT) e Geraldo Reis (PV) altera a Lei dos Bares.

 

Entre as principais mudanças estão o prolongamento do horário normal de funcionamento das 23 horas para a zero hora, aumento do prazo para tratamento acústico até 31 de dezembro de 2012 e autorização para música ao vivo de corda e voz até a zero hora.

 

Em primeira discussão projeto do prefeito revoga a concessão de imóvel à Sociedade Amigos de Bairros de Vila Nova Sorocaba e a prorrogação de prazo para conclusão das obras. De José Francisco Martinez (PSDB) projeto incentiva o plantio de árvores mediante desconto no IPTU; de Ditão Oleriano (PMN), projeto obriga a instalação de câmeras de segurança em bares, restaurantes e casas noturnas e de Luis Santos (PMN), projeto prevê as câmeras nos ônibus urbanos.

 

Já projeto de Francisco França (PT) determina a implantação de temporizadores nos semáforos equipados com radares e PL de Marinho Marte (PPS) a divulgação das empresas que mais receberam reclamações na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor-PROCON.

 

Entre as propostas novas está também o Parecer da Comissão de Redação ao Projeto de Lei n. 109/2010, de José Crespo (DEM), que dispõe sobre a proibição de venda e a distribuição de bebidas alcoólicas nas vias e prédios públicos municipais. Outros cinco projetos da pauta poderão ser votados em segunda discussão.

 

Fechando a pauta, moção de Crespo manifesta repúdio ao prefeito pela comissão em relação à Lei nº 9.922/2012, que dispõe sobre a responsabilidade pelos custos de implantação de galerias de águas pluviais, promulgada pelo presidente da Casa, e moção de apoio de Francisco Moko Yabiku (PSDB) ao Projeto de Lei nº 1078/2011 do Deputado Federal Protógenes Queiroz que federaliza crimes contra jornalistas.