05/07/2012 15h39

Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba aprovaram o Projeto de Lei 108/12, de autoria do vereador José Crespo (DEM), que proíbe as pescas profissional e esportiva no Rio Sorocaba. A pesca para alimentação continua autorizada. Agora, a matéria segue para a sanção do prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Pelo projeto de lei, a prática comercial da atividade pesqueira por munícipes no Rio Sorocaba está proibida. O mesmo acontece com a prática esportiva, aquela em que se fisga o peixe e o devolve às águas do rio, quase morto.

Para Crespo, o projeto é uma evolução às questões ambientais, seguindo o desenvolvimento do município. “Com o programa de despoluição do Rio Sorocaba é possível observar a presença de dezenas de espécies de peixes no nosso rio. É um contrassenso, agora, permitir que continue sendo feita um tipo de pesca cuja única finalidade é tirar prazer à custa do sofrimento desses animais, o que é um equívoco. O peixe fica estressado no momento da captura, acaba perdendo escamas (o muco que recobre sua pele) e sofre batidas pelo corpo, bem como a falta de oxigenação pelo período exposto fora da água. Isso favorece a entrada de bactérias e parasitas, podendo levá-los à morte”.

O parlamentar esclarece, ainda, que não haverá demissões devido à aprovação do projeto de lei. Os pesqueiros particulares poderão continuar exercendo suas respectivas atividades.

(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)