05/07/2012 15h45

A vacina contra o câncer do colo do útero é indicada para mulheres entre 9 e 18 anos

O projeto de lei de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) que visa cuidar da saúde da mulher, prevenindo o câncer do colo do útero, já foi aprovado na Câmara dos vereadores, voltou a ser discutido em sessão nesta quinta-feira, 5.

Entretanto, a vacina prevista em lei nunca chegou às Unidades de Saúde. Por isso, a vereadora Neusa Maldonado usou o plenário para cobrar do Ministério da Saúde a compra das vacinas.

A vereadora pediu que fossem agilizadas as quatro doses e não apenas uma, como acontece em alguns municípios, para mulheres de 9 a 18 anos. “Nós precisamos cuidar das nossas mulheres que carregam no colo os grandes homens dessa nação”, disse a vereadora.

O câncer do colo do útero começa com uma lesão na pele, são as chamadas verrugas genitais. Em alguns casos, algumas dessas verrugas podem se transformar até mesmo em tumores malignos. Elas são diagnosticadas através de exames ginecológicos específicos, que devem ser feitos periodicamente.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Neusa Maldonado – PSDB)