16/08/2012 09h19

Servidores estaduais discutem atendimento na área da Saúde no Município e região

Presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), a Câmara Municipal sediou na tarde de terça-feira, 14, audiência pública do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) para discussão do atendimento de saúde ao servidor público, seus dependentes e agregados em Sorocaba.

O presidente da Comissão Consultiva Mista, que milita em prol do Iamspe, jornalista Sylvio Micelli, afirmou que o instituto briga por mais orçamento público e participação no gerenciamento com a implantação de um conselho de administração. Atualmente o Governo Estadual repassa anualmente R$ 100 milhões, sendo a contribuição do servidor de 2% dos vencimentos, chegando a R$ 500 milhões.

O diretor do Departamento de Convênios e Assistência Médico-Ambulatorial (DECAM), Wagner Magosso, a diretora do Centro de Assistência Médico-Ambulatorial (CEAMA) em Sorocaba, Zeneide Milan, o administrador assistente da Santa Casa, José Milego Filho, e o administrador do laboratório Lavoisier, Newton Tomio Miyashita, também participaram do encontro que reuniu servidores públicos estaduais de Sorocaba e região.

A pauta de discussões incluiu o credenciamento de laboratórios para a realização de exames de imagem e de complexidade para a região e de clínica de fisioterapia em Sorocaba, ambulâncias para o transporte de pacientes, aumentos dos recursos, ampliação do Programa Prevenir e clareza na divulgação dos serviços prestados pela Santa Casa de Sorocaba.

Os servidores levantaram problemas de atendimento, falta de médicos nas especialidades, de leitos, dificuldades no agendamento de consultas e outras falhas no atendimento. Com sete mil consultas por mês, segundo Wagner Magosso, há carência de 60 médicos na região para um bom atendimento, além de especialidades que estão em falta.