16/08/2012 17h51

Comissão realiza segunda oitiva de testemunhas do Caso Ruby

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 16, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, ouviu mais um rol de testemunhas no processo ético que apura possíveis irregularidades cometidas pelo vereador Emilio Souza de Oliveira, o Emílio Ruby (PSC), temporariamente afastado de suas atividades legislativas por decisão judicial. A comissão, presidida pelo vereador Coronel Rozendo (PV) e que tem como relator o vereador Marinho Marte (PPS), é integrada por um vereador de cada partido com assento na Casa.

Logo no início dos trabalhos, com base nos depoimentos de quatro testemunhas ouvidas na reunião de terça-feira, 14, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar aprovou requerimento do vereador José Crespo solicitando que o promotor de Justiça Orlando Bastos Filho seja convidado a depor. Em seguida foram ouvidas as testemunhas Vladimir Murça, Ademir Pereira e Aroldo Fernandes Batista. (Na terça-feira, 14, tinham sido ouvidas as testemunhas Saulo da Silva, Heiddiman da Cunha Barros, Elias Gonçalves Leite e Natália Aparecida Rodrigues.)

Assim como dois dos depoentes anteriores (Heiddiman da Cunha Barros e Natália Aparecida Rodrigues), também as testemunhas Valdimir Murça e Ademir Pereira não confirmaram integralmente os depoimentos que haviam prestado ao Ministério Público. Somente Aroldo Fernandes Batista, ouvido nesta quinta-feira, confirmou todo o seu depoimento prestado à promotoria. O vereador Emílio Ruby fora acusado, junto ao Ministério Público, de fazer uso da estrutura de seu gabinete para produzir material de campanha e também de exigir parte do salário de seus assessores.

Nos próximos dias, mediante requerimento dos vereadores e também a pedido da defesa, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar deverá convidar mais pessoas a prestar depoimento, entre elas, Ronaldo Aparecido Nunes, atual chefe de gabinete do vereador afastado Emílio Ruby, e o advogado José Cabral Dias, que defendeu o vereador investigado em algumas causas. As datas para os referidos depoimentos ainda não foram definidas.