22/08/2012 10h57

Proposta de Irineu Toledo (PRB) que exige transparência dos Poderes Públicos municipais na internet entra em primeira discussão nesta quinta

Os vereadores apreciam em primeira discussão o projeto de lei de autoria do vereador Irineu Toledo (PRB) que obriga Executivo e Legislativo, incluindo autarquias e Funserv, a incluírem, nos respectivos sítios na internet, relação contendo informações sobre a remuneração de seus funcionários, empregados e servidores.

As informações devem conter o nome, salários, incluindo auxílios, ajudas de custo e quaisquer outras vantagens pecuniárias, bem como proventos de aposentadoria e pensões daqueles que estiverem na ativa, de maneira individualizada. E também a unidade em que exerce o cargo e a respectiva carga horária exercida.

Segundo o projeto a divulgação deverá ser permanente e imediatamente atualizada. As páginas eletrônicas desses Poderes devem conter, ainda, links com outras páginas existentes na internet e que versem sobre o mesmo assunto.

Também em primeira discussão, projeto de lei de Francisco França (PT) regulamenta o tempo de espera nos cartórios que terão que atender em tempo razoável, em torno de quinze minutos, assemelhando-se a lei que regulamenta as agências bancárias.

O projeto prevê distribuição de senha, indicando a data e o horário de espera e também sanções. O descumprimento acarretará advertência, multa de R$ 5 mil a R$ 10 mil e

Segunda discussão: Retorna à pauta o projeto de José Crespo (DEM) que altera as regras do Plano Comunitário Municipal de Melhoramentos para a pavimentação de ruas diminuindo para 50% o percentual de adesão, incluindo na contagem os imóveis da administração pública.

Da mesma forma projeto de Vitor Francisco da Silva (PRP) torna obrigatória atividades físicas e esportivas destinadas a portadores de deficiência nos centros esportivos do município

Ainda em segunda discussão projeto do vereador Irineu Toledo (PRB) obriga o Poder Público Municipal a incluir nos sites da prefeitura e autarquias informações sobre contratos e aditamentos, onerosos ou não, de ocupação de imóveis mantidos pelo município, com o valor contratado, incluindo acessórios e outras prestações pecuniárias.

Matéria Remanescente

Entre as propostas em primeira discussão que não chegaram a ser votadas na última sessão, projeto de lei de José Francisco Martinez (PSDB) prevê a a instalação e manutenção de abrigos para pontos de ônibus pelas empresas concessionárias.

E com a finalidade de ampliar o benefício a estudantes de extensão, Antonio Carlos Silvano (PMDB), está propondo alteração da Lei nº 3.424, de 27 de novembro de 1990, que dispõe sobre o custeio de transporte de alunos do ensino técnico secundário ou superior em outros municípios a quem cursar pós-graduação, mestrado ou doutorado em outros municípios por falta de opções em Sorocaba.

Já o vereador Anselmo Neto (PP) é autor de três projetos em pauta começando pelo Projeto de Resolução n. 15/2012, restabelece que no processo para declaração de perda de mandato, após a aprovação do recebimento e processamento da denúncia, na mesma sessão se constitua uma Comissão Processante composta por três vereadores escolhidos por sorteio, e que em seguida se eleja o presidente e relator.

Outro projeto de Neto autoriza convênio entre a Prefeitura e Faculdades de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional para que estagiários possam orientar os frequentadores das academias ao ar livre.  E com o propósito de proteger os professores da rede municipal de ensino, o terceiro de Neto estabelece medidas preventivas e orientadoras destinadas a inibir qualquer forma de violência contra os profissionais.

De Helio Godoy (PSD), retorna à discussão o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal n. 01/2012, sobre a Ficha Limpa. E projeto de lei de autoria do ex-vereador Claudemir Justi (PSDB), prevê a criação do Fundo Municipal de Direitos do Idoso.

Alguns dos projetos remanescentes também poderão ser apreciados em segunda discussão, caso sejam aprovados em primeira.