22/08/2012 14h10

A proposta do vereador Marinho Marte (PPS) é facilitar a localização de cães e gatos encontrados nas ruas da cidade, pelos seus respectivos donos

A Câmara Municipal de Sorocaba deliberou, na sessão de terça-feira (21), projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS) que obriga a Prefeitura a divulgar, em seu site oficial, fotos e informações – como características raciais e local de apreensão – dos animais abrigados na Seção de Controle de Zoonoses do Município.

Marinho Marte acredita que a medida irá facilitar a localização de animais que têm dono e que, por algum motivo, estavam na rua até serem recolhidos na Zoonoses. O projeto determina que as informações permaneçam no site da Prefeitura por, no mínimo, cinco dias úteis a partir do dia da apreensão do animal.

Ainda de acordo com o projeto, a Prefeitura deverá inserir no site fotos de cães e gatos disponíveis para adoção, bem como locais e datas das feiras destinadas a encontrar um novo lar para os animais. O espaço deverá conter também, de forma permanente, campanhas educativas e informações sobre vacinação e posse responsável dos bichos.

“Embora não existam estatísticas, frequentemente animais se perdem e ficam vagando pelas ruas do município. Com a devida divulgação, a população será beneficiada e teremos menos animais soltos nos bairros, preservando a saúde pública, além da vida dos animais”, justifica Marinho Marte. O projeto aguarda parecer jurídico para entrar na ordem do dia.