24/08/2012 12h01

A rede básica de saúde de Sorocaba passa a contar o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o climatério. De autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), a Lei nº 10.230, que cria o programa, foi sancionada e publicada no Jornal do Município desta sexta-feira, 24.

Em tramitação na Câmara desde 2008, o programa estabelece uma série de ações a serem desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o objetivo de garantir a saúde física e mental nesta fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.

Entre outras medidas, a lei prevê realização de exames específicos, orientações sobre dieta alimentar e acesso a terapias diversas. “O programa representa um avanço na preservação da saúde da mulher geralmente abalada com os problemas advindos do climatério”, desta Neusa.