04/09/2012 13h28

Vereadores derrubaram parecer contrário da Comissão de Justiça ao projeto de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), que agora será analisado pelas demais comissões da Casa

Com a derrubada do parecer contrário da Comissão de Justiça na sessão desta quinta-feira, 30, segue em tramitação na Câmara o projeto de lei do vereador Marinho Marte (PPS) que proíbe a Prefeitura de criar ciclovias em passeios públicos, através da pintura de solo.

A comissão apontou inconstitucionalidade na proposta por vício de iniciativa, porém, com treze votos contrários, o parecer foi rejeitado em plenário.

Atualmente as faixas exclusivas ao trânsito de bicicletas ocupam calçadas em importantes vias do município. A proposta se baseou no Código de Trânsito Brasileiro, que em seu Anexo I define passeio público como “uma parte da calçada, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas”.

“Por motivos meramente eleitorais, Sorocaba é a primeira cidade do país a transformar calçadas em ciclovias, que são importantes, mas nunca competindo com as pessoas que andam a pé, não esquecendo dos cadeirantes”, criticou o vereador José Crespo (DEM) que abriu as discussões.

Em seguida, o autor pediu a derrubada do parecer para que o projeto continuasse em tramitação. Já o líder do Governo, vereador Paulo Mendes (PSDB), disse que não discutiria o mérito da proposta, mas a constitucionalidade da matéria e pediu a aprovação do parecer.

“A câmara está se posicionando de forma adequada, pois o parecer afirma que deveria ser de iniciativa do Executivo, mas como se foi o próprio Executivo que fez as ciclovias?”, disse Luis Santos (PMN) justificando seu voto, contrário ao parecer.

Aprovados: Como matéria de redação final, os vereadores aprovaram o parecer da Comissão de Redação ao Projeto de Lei nº. 278/2012, do vereador Irineu Toledo (PRB) que agora segue para sanção ou veto do prefeito. O projeto obriga o Poder Público Municipal a incluir nos sites da prefeitura e autarquias informações sobre contratos e aditamentos, onerosos ou não, de ocupação de imóveis mantidos pelo município, com o valor contratado, incluindo acessórios e outras prestações pecuniárias.

Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de José Crespo (DEM) que obriga os centros comerciais, hipermercados, supermercados e outros estabelecimentos grande porte a prestarem primeiros socorros médicos aos clientes nos casos de urgência ou emergência. A proposta foi aprovada com emenda do vereador Vitor do Super José (PRP) estabelecendo a obrigação aos estabelecimentos com mais de vinte caixas.

Outras quatro propostas foram aprovadas em primeira discussão como o projeto de José Francisco Martinez (PSDB) que declara de utilidade pública a “Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais”.

Também foi aprovado o substitutivo do vereador Paulo Mendes (PSDB) ao projeto do vereador Francisco França (PT) que regulamenta o tempo de espera nos cartórios. O projeto aprovado estabelece trinta minutos para o primeiro atendimento, que poderá ser prorrogado em períodos de maior movimento como após feriados, recessos forense, greves e calamidades públicas.

O projeto também prevê distribuição de senha, indicando a data e o horário de espera e também sanções que vão desde advertência a multa de R$ 500 a R$ 1 mil.

Também em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS) obriga a Prefeitura a divulgar, em seu site oficial, fotos e informações – como características raciais e local de apreensão – dos animais abrigados na Seção de Controle de Zoonoses do Município. O projeto determina que as informações permaneçam no site da Prefeitura por, no mínimo, cinco dias úteis a partir do dia da apreensão do animal.

Ainda de acordo com a proposta, a Prefeitura deverá inserir no site fotos de cães e gatos disponíveis para adoção, bem como locais e datas das feiras destinadas a encontrar um novo lar para os animais. O espaço deverá conter também, de forma permanente, campanhas educativas e informações sobre vacinação e posse responsável dos bichos.

Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal denominado pelo autor, vereador Helio Godoy (PPS), como Ficha Limpa.

O projeto impede a nomeação de pessoas condenadas em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado para assumir cargos de confiança e de livre nomeação. Godoy destacou que parecer da Comissão de Justiça, inicialmente contrário à proposta, foi revisto após acórdão do Tribunal de Justiça.