06/09/2012 13h07

O Jornal do Município publicou nesta quinta-feira, 6, a Lei nº 10.246 de autoria do vereador Vitor do Super José (PRP) determinando que os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal respondam um questionário, no ato da matrícula, sobre doenças como diabetes, hipertensão e cardiopatias.

Além de identificar as doenças que os alunos possuam, o objetivo é obter outras informações que possam alertar para um diagnóstico precoce, como histórico familiar. “Algumas doenças podem ter consequência graves se diagnosticadas de forma tardia, principalmente no ambiente escolar onde uma criança com hipertensão não deve ser submetida à prática de atividades esportivas e físicas de grande intensidade ou uma criança com diabetes correr risco de ingerir um alimento rico em açúcar”, justifica o autor.

Segundo a nova lei, a elaboração do questionário fica a cargo da Secretária de Saúde, enquanto a fiscalização deverá ser feita pela Secretaria de Educação.