26/09/2012 10h24

Audiência pública realizada na Câmara foi presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB)

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 26, para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referentes ao segundo quadrimestre de 2012. A audiência foi presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude, com apresentação do secretário de Saúde, Ademir Watanabe, e participação de técnicos da pasta.

Segundo dados apresentados pelo secretário de Saúde, foram realizados 111.369 atendimentos de pediatria, 307.023 mil consultas de clínica médica, 50 mil atendimentos de ginecologia e obstetrícia, 134.834 atendimentos de odontologia, além de 340.100 exames laboratoriais, 58.801 exames de raios X, 715 exames de ultrassonografia e 116.436 consultas de enfermagem. O Programa de Saúde da Família realizou 48.270 atendimentos e o Pronto-Atendimento contabilizou 173.433 atendimentos.

O secretário ressaltou a ampliação nos atendimentos na Policlínica, destacando a implantação do quinto turno no hospital, das 19h às 22h. No período foram realizadas na Policlínica 61.592 consultas médicas, 11.749 atendimentos com cirurgião-dentista, 3.912 atendimentos de pré-natal de alto risco, 4.290 procedimentos de enfermagem, entre outros.

O atendimento móvel também foi lembrado pelo secretário de saúde que falou sobre o Odontomóvel, com destaque para a implantação de próteses, e a Policlínica Móvel, adequada para atender especialidades nos bairros. Watanabe também anunciou a participação do Município no programa do Ministério da Saúde que está disponibilizando R$ 1,7 milhão para o mutirão de cirurgias eletivas de média complexidade e alguns procedimentos de alta complexidade.

Entre os eventos realizados pela Secretaria de Saúde estão as campanhas de vacinação contra o vírus influenza, 1ª fase da Poliomielite e Multivacinação, além dos mutirões de especialidades realizados aos sábados na Policlínica.

Foram gastos R$ 14,9 milhões de reais com internações hospitalares. E, no 1º Quadrimestres, o total das receitas oriundas do Estado e do Ministério da Saúde foi de R$ 37,3 milhões. Já o total das despesas ficou em R$ 100,5 milhões. Os recursos próprios da Prefeitura somaram R$ 63,2 milhões, que representam 62,89% do total (maior que os 59,91% empregados no primeiro quadrimestre).