16/10/2012 12h56

Duas instituições utilizaram a Tribuna Popular da Câmara no início da sessão ordinária desta terça-feira, 16, para pedir novamente o apoio dos vereadores através de emendas parlamentares.

Em nome da Casa de España Don Felipe II, Luiz Carlos Ramires, falou sobre os projetos desenvolvidos pela entidade que tem o objetivo de difundir a cultura espanhola e resgatar a memória do povo Espanhol através de ações culturais, educacionais e gastronômicas.

“A Casa de España hoje não é só dos espanhóis, mas de todos os sorocabanos, todos são bem-vindos”, disse. Ramires destacou algumas atividades desenvolvidas neste ano pela entidade como o curso de técnica de gastronomia espanhola, em parceria com a Uniso, e a vinda do pianista espanhol Davi Gomes e da exposição de fotos de Madri na Fundec, além da inclusão da Casa no Roteiro Educador da prefeitura e na Universidade do Trabalhador,

Restauração do Mosteiro: Em seguida, integrantes da Associação Amigos de São Bento participaram da sessão. Dom José Camorin Gati utilizou a Tribuna Popular para falar sobre o processo de restauração do Mosteiro de São Bento.

Iniciada em 2004, com a participação de voluntários, todas as verbas recebidas pela associação são aplicadas nas obras como frisou Dom José que pediu aos vereadores que destinem emendas parlamentares agora para a reforma do telhado do complexo. “Sorocaba tem patrimônio histórico e deve ser preservado. O município não pode se omitir a restaurar o mosteiro que 352 anos depois continua em pé, como marco da cidade”, afirmou.

Em nome da Câmara, o presidente José Francisco Martinez (PSDB) destacou a importância das duas entidades par ao município e orientou a seus dirigentes que encaminhem projetos aos gabinetes dos vereadores com a solicitação formal das verbas.