19/10/2012 10h38

De autoria do vereador Marinho Marte (PPS), medida tem como objetivo acabar com vetores de doenças como insetos e ratos

Nova lei publicada no Jornal do Município desta sexta-feira, 19, pretende eliminar e prevenir infestações de insetos e roedores nos prédios públicos por meio de processos químicos, físicos e biológicos. A Lei nº 10.312 de autoria do vereador Marinho Marte (PPS)  torna obrigatório o controle de infestações de animais da fauna sinatrópica em todos os próprios municipais pela Seção de Controle de Zoonoses da Prefeitura.

“É importante salientar que esse controle de pragas deverá ser feito com todas as precauções necessárias, para não comprometer a saúde das pessoas e não causar danos ao meio ambiente”, salienta Marinho Marte.

Prevenção de doençasMarinho Marte salienta que insetos e ratos são vetores de muitas doenças, que podem contaminar não apenas animais, mas também pessoas, o que fez deles um grande problema de saúde pública. “Por isso é importante que o poder público dê o exemplo de combate a essas pragas nos próprios municipais e nas entidades de utilidade pública”, argumenta o parlamentar.

Na justificativa da lei, Marinho Marte esclarece, ainda, que preferiu usar a palavra “desinsetização” em lugar de “dedetização”, porque esse último termo remete ao DDT (diclorodifeniltricloretano), pesticida que foi muito usado no combate ao tifo e à malária, mas que se revelou nocivo à saúde humana e foi banido do país pela Lei 11.936, de 14 de maio de 2009.