25/02/2013 09h12

De iniciativa dos vereadores Carlos Leite (PT) e Anselmo Neto (PP), a Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (22) audiência pública sobre “Fraternidade e Juventude”, tema central da Campanha da Fraternidade de 2013. Estiveram presentes mais de 160 pessoas, dentre lideranças da igreja católica e pastorais e juventude sorocabana.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo metropolitano de Sorocaba; Anice de Souza, coordenadora da Campanha da Fraternidade; Rafael Oliveira de Paula, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude; diácono Arari dos Santos Amorim (Kojak), coordenador do setor social da arquidiocese; Padre Manoel Júnior, coordenador arquidiocesano de pastoral; Padre Wagner, líder da juventude católica e responsável pela mobilização em Sorocaba da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, que comporam a mesa principal do evento e tiveram a palavra, apoiando o tema.

E ainda contou com a presença de Larissa Gallep, assessora técnica da Sejuv representando a Vice-Prefeita e Secretaria de Juventude de Sorocaba, Edith Di Giorgi; Iara Bernardi, deputada federal; Saulo do Afro Art’s, vereador de Sorocaba; Júlio Colombo, vereador de Tapiraí; Carlos Colombo, ex-prefeito de Tapiraí; Professor Fernando e Rodrigo Calzzetta, vereadores de Boituva.

A cerimônia foi acompanhada ainda por padres, madres, seminaristas, diáconos, coordenadores e representantes de pastorais e principalmente pela juventude sorocabana, que lotaram o plenário.

Na oportunidade, os vereadores Carlos Leite, que presidiu a cerimônia, e Anselmo Neto dirigiram-se à juventude enfatizando que iniciaram sua trajetória nos grupos de jovens de suas paróquias, e a partir dessa vivência puderam experimentar outros trabalhos relevantes dentro da Igreja Católica. “Comecei minha participação no grupo JUCA, na paróquia Santo Antônio, onde iniciamos trabalhos sociais nas comunidades”, disse o vereador Carlos Leite.

Carlos Leite lembrou ainda da importância da Campanha da Fraternidade na Igreja Católica, que traz um tema importante a cada ano. “Cumpre dizer também que minha trajetória política se iniciou na Campanha da Fraternidade de 1996, quando a CF discutiu a participação dos leigos na política. E hoje, 16 anos depois, fui eleito vereador nesta Casa de Leis, e tenho a honra de presidir minha primeira audiência pública, que trata exatamente do tema de uma campanha da fraternidade”, lembrou o parlamentar.

Tema da campanha da fraternidade de 2013, a presença dos jovens foi marcante na solenidade. O plenário lotado de jovens ouviu atentamente a explanação dos jovens Rafael Oliveira de Paula e Guilherme Lopes, que na tribuna representaram a juventude ali presente, e falaram sobre a importância da participação dos jovens na igreja.

A audiência teve ainda a animação de grupo musical da PJ, no saguão da Câmara e duas apresentações teatrais, pelos jovens da PJ e do Grupo Força Jovem, da comunidade Santa Mônica, paróquia Santo Antônio. No final do evento, o Padre Wagner cantou o hino da JMJ, acompanhado pelo tecladista Agenor Júnior.

(Assessoria de Comunicação do Vereador Carlos Leite - PT)