26/02/2013 18h23

Requerimento de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP) foi aprovado, na semana passada, na Câmara Municipal

De autoria do vereador Rodrigo Manga (PP), foi aprovado, na semana passada, na Câmara Municipal de Sorocaba, o requerimento que solicita ao Executivo informações sobre o fechamento do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), localizado na Zona Norte.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o fechamento do CAPS AD foi ocasionado pela falta de psiquiatras especializados no atendimento a dependentes químicos. No local onde funcionava a unidade, o Executivo irá implantar o CAPS AD III, que atenderá pacientes 24 horas, todos os dias da semana.

Para o vereador Manga, a desativação da unidade foi um retrocesso para o combate à dependência química na cidade. “Esse fechamento foi um erro, pois a implantação do CAPS AD III deveria ser feita, sem que houvesse a necessidade de desativar a estrutura já existente. Por isso, é fundamental que a Prefeitura esclareça se não existia outra saída”, disse.

Com a desativação da unidade, os dependentes químicos passarão a ser atendidos apenas no CAPS AD situado na Rua Brigadeiro Tobias, 716, Centro. O requerimento do vereador deve ser respondido pelo Executivo até o dia 8 de março.

Audiência pública

A realização de uma audiência pública para a discussão da problemática da dependência química em Sorocaba também foi aprovada na Câmara. O requerimento igualmente foi feito pelo vereador Rodrigo Manga, que é presidente de uma comissão sobre o tema.

Para o membro do Legislativo sorocabano, a audiência será muito importante para a discussão de medidas que possam ser adotadas na cidade. “Discutiremos o funcionamento do Programa ‘Entre Nós’, que já é desenvolvido em Sorocaba, e a implantação do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), projeto de assistência social e jurídica, do Governo do Estado de São Paulo”, explicou Manga.

A audiência pública será realizada no dia 18 de abril, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba.

(Assessoria de Comunicação do vereador Rodrigo Manga/PP)