27/02/2013 10h29

Audiência pública foi presidida pelo presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, vereador Paulo Mendes (PSDB)

As metas fiscais do 3º quadrimestre de 2012 que representam o fechamento do exercício anterior foi apresentada na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 27, pelo atual secretário de Finanças, Aurílio Caiado, em audiência pública presidida pelo vereador Paulo Mendes (PSDB), presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias.

O diretor do SAAE, Wilson Unterkircher e a presidente da Funserv (Fundação de Seguridade Social dos Servidores) Ana Paula Fávero Sakano participaram da prestação de contas. O presidente José Francisco Martinez (PSDB), e os integrantes da comissão de Economia vereador Izídio de Brito (PT) e Rodrigo Manga (PP), também estiveram na audiência, além dos vereadores Pastor Apolo (PSB), Saulo Afro Arts (PRP).

Com receitas totais de R$ 1,668 bilhões no segundo período de setembro a dezembro de 2012 – 15% a mais que no ano anterior – o aumento da arrecadação tributária foi de 17% chegando a R$ 423.

Houve ainda um significativo aumento de receitas de capital, 72% maior que no mesmo período de 2011, totalizando R$ 76,1 milhões. Os números apresentados demonstraram que a dívida pública atual representa 19,2% da receita corrente líquida; aumento de 11,3 % em relação ao saldo do final do ano passado.

Segundo Caiado, a receita não atingiu o previsto no orçamento principalmente devido à arrecadação de ICMS e FPM que subiu menos que o esperado. O atual secretário parabenizou o empenho da equipe anterior para cumprir o orçamento 2012. “A meta orçamentária foi atingida graças ao esforço de arrecadação de receitas próprias, as receitas de transferências ficaram aquém do esperado”, disse

O secretário também destacou a capacidade de endividamento do Município uma vez que Sorocaba apresenta um dos menores índices entre as cidades de médio porte.

Paulo Mendes também ressaltou a saúde financeira do Município. “Ficou clara a responsabilidade e competência financeira ao longo do ano de 2012. A cidade vive um momento de fortalecimento do desenvolvimento econômico com crescimento sustentável que irá se refletir neste ano”, disse.