10/04/2013 13h10

A comissão especial da Câmara formada para acompanhar as ações municipais no combate à dependência química, fez nova reunião na manhã desta quarta-feira, 10, para dar continuidade aos trabalhos. A comissão analisa as vagas oferecidas pela Lua Nova, Renascer e GRASA (Grupo de Apoio Santo Antônio).

Compareceram o presidente Rodrigo Manga (PP) e os vereadores Luis Santos (PMN), que é relator da comissão, e Saulo do Afro Art´s (PRP). Os demais membros, José Crespo (DEM) e Pastor Apolo (PSB) foram representados por assessores.

“A intenção deste trabalho de levantamento não prejudicar ninguém, mas, pelo contrário, aumentar as vagas”, iniciou Manga.

Nesta quinta-feira, 10, após a sessão ordinária, a Sessão, esta comissão irá se reunir novamente para decidir próximos passos.

Questionamentos: O Presidente Rodrigo Manga reiterou que se trata de um problema a ser resolvido, o pagamento por quantidade fixa de vagas, independentemente de serem efetivamente preenchidas. “Se trata de fazer gestões para que a prefeitura pague por vagas ocupadas a fim de estimular estas entidades a se interessarem a receber internações”, afirmou.

Em relação ao GRASA, segundo a Secretaria da Juventude estão previstas 35 vagas, já o convênio com a Secretaria da Cidadania são 30 vagas, totalizando 65 vagas, mas há diferença entre os valores pagos pelas secretarias. A comissão enviou ofício questionando a diferença do pagamento e após o questionamento, na mesma semana, houve a equiparação.

O presidente frisou que foi pedido ao Secretário de Governo, João Leandro, informações sobre quem são as pessoas internadas no GRASA e o número total de vagas, mas o secretário afirmou que são dados sigilosos, ou informações pessoais dos internos, além de não responder sobre quantidade de vagas.

“É preciso verificar as diferenciações de pagamentos feitos por secretarias e para entidades e fazer gestões no sentido de adequações e equiparações”, disse Luis Santos.

Os membros resolveram juntar todos os questionamentos em um requerimento a ser encaminhado ao Executivo em nome da comissão especial.

O vereador Saulo do Afro Art’s sugeriu que o requerimento questione os critérios da classificação dos atendidos, por faixa etária e sexo. Já Luis Santos reiterou que, pelo termo de convênio, a entidade tem que repassar a relação nominal de internados e nos casos de menores, não havendo possibilidade, pelo menos as iniciais; além dos critérios para preenchimento das vagas.