11/04/2013 17h22

O vereador Carlos Leite (PT), autor da proposta, afirma que as classes hospitalares são fundamentais para os pacientes em idade escolar

A Câmara Municipal de Sorocaba realizará na próxima segunda-feira, 15, às 19h30, audiência pública que discutirá a implementação de classes hospitalares no município. O programa permite conciliar o tratamento hospitalar com a aprendizagem escolar. A iniciativa é do vereador Carlos Leite, que presidirá o evento, em parceria com os mandatos do vereador Izídio de Brito, do deputado estadual Hamilton Pereira e da deputada federal Iara Bernardi, todos do PT.

Também foram convidados para compor a mesa principal representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da Secretária Municipal de Educação e do Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), que firmaram parceria para instalação da primeira classe hospitalar no município e única da região.

A classe hospitalar é uma das modalidades da chamada educação especial, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e propõe a Política Nacional de Educação Especial, assegurando aos estudantes a continuidade do aprendizado durante permanência hospitalar, desempenhando um papel importante na recuperação dos alunos internos que necessitam passar por grandes períodos hospitalizados.

Para o vereador Carlos Leite, é importante discutir também no Poder Legislativo a implementação das classes hospitalares. “Permitir ao indivíduo assistência pedagógica durante período de internação hospitalar é acima de tudo aliviar o sofrimento da dor e auxiliar o aluno no difícil enfrentamento do ambiente hospitalar, aumentando sua autoestima”, disse o parlamentar.

São esperados também na audiência pública representantes de Secretarias de Educação e Saúde do município e da região, instituições de ensino, entidades, profissionais da saúde e educação e público em geral.

(Assessoria de Imprensa do vereador Carlos Leite/PT)