12/04/2013 11h18

De autoria do vereador Tonão Silvano (PMDB), tramita na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que determina a realização do “Teste do Olhinho” nos recém-nascidos em maternidades e serviços hospitalares da rede pública ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), para o diagnóstico de doenças oculares.

O vereador explica que a referente triagem hospitalar, é fundamental para a detecção precoce em caso de alteração ocular nos recém-nascidos, antes mesmo que saiam da maternidade. “O exame é conhecido como um teste do reflexo vermelho e capaz de detectar patologias, que, se tratadas cedo podem evitar seqüelas”, alerta Silvano.

O “Teste do Olhinho” é simples, indolor e não precisa de aplicação de colírio. Em apenas dois ou três minutos o médico, utilizado um aparelho chamado oftalmoscópio,  uma espécie de lanterna, verifica o reflexo das pupilas. Quando a retina atingida pela luz é saudável, os olhos refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.

“Já houve casos em outros Estados de detecção de estrabismo, catarata congênita, Infecções, traumas de partos, retinoblastoma e até cegueira. Existem estudos que mostram cerca de 3 % dos bebês em todo o mundo com algum tipo de alteração, por isso insistimos no exame, simples, mas importante”, justifica Tonão Silvano.