12/04/2013 14h57

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em Sorocaba, o líder do PSD na Câmara, Waldomiro de Freitas, apresentou projeto que obriga o SAAE a fazer a ligação de água e esgoto em todas as residências da cidade.

Para o parlamentar, o fornecimento de água é essencial à vida e a destinação correta dos dejetos é uma questão de saúde pública. “É inacreditável que no século 21, no Estado mais rico da federação, ainda sejam usadas fossas”, disse.

De acordo com o vereador, os moradores que não podem contar com o fornecimento de água tratada se valem de outras que não são seguras e constroem fossas sépticas, muitas vezes mais de uma, colocando-se em risco.

Na opinião de Waldomiro de Freitas, se a administração não melhora as condições de vida dessas pessoas, toda a sociedade acaba pagando, porque elas vão parar no sistema de saúde com problemas quando se contaminam.

“O que defendemos é que seja utilizada a estrutura existente no SAAE para dar dignidade às pessoas que moram em área verde, área institucional, área de preservação ambiental ou ocupada irregularmente”, afirmou o vereador.

O projeto condiciona as ligações à existência prévia de uma rede de água e esgoto que possa ser acessada pela autarquia e ao fato de o morador beneficiado estar no local há mais de três meses no mínimo.

A intenção do líder do PSD é que as ligações nesses locais sejam feitas de forma temporária, dada a situação em que se encontram juridicamente, mas que permaneçam até que a regularização do imóvel seja conseguida.

Waldomiro de Freitas se sensibilizou mais com o drama das famílias nesses locais após assumir a presidência da Comissão Especial de Regularização Fundiária da Câmara, quando passou a acompanhar as famílias mais de perto.

Em fevereiro, o vereador foi ao Fórum, como presidente da comissão, para reivindicar a suspensão da reintegração de posse de uma área no Jardim Iporanga 1, onde viviam 12 famílias que não tinham para onde ir.

Após isso, foram pedir a intervenção da comissão da Câmara famílias de várias regiões, como as do Jardim Guadalupe, Jacutinga, Caixa Preta, Ipatinga e Itapemirim, que são alvo também do projeto de ligação de água e esgoto.

O secretário de Habitação da Prefeitura e vereador licenciado do PSD, Helio Godoy, é defensor da proposta. Quando cumpria o seu segundo mandato na Câmara, ele apresentou o projeto 335/10 parecido com o do colega de partido.

(Assessoria de imprensa do vereador Waldomiro de Freitas)