15/04/2013 09h27

Treze ambulâncias, sendo três delas do Samu, que presta atendimento de urgência e emergência, encontram-se depositadas na Divisão de Manutenção de Frota da prefeitura de Sorocaba, sem prestar atendimento à população aguardando manutenção. A constatação foi feita pela Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, 12, em vistoria surpresa no local, localizado na zona leste da cidade.

A visita da Comissão, composta pelos vereadores Izídio de Brito (PT), presidente, pastor Apolo (PSB), relator, e Fernando Dini (PMDB), começou por volta das 8h e foi agendada após recebimento de reclamações e denúncias sobre a falta de veículos no serviço e de carros quebrados.

Ainda no local, depositados a céu aberto e nas mais diversas condições, encontram-se mais de 110 veículos, que caberiam ao atendimento e trabalho da fiscalização municipal, guarda civil, transporte escolar, coleta seletiva e combate à dengue, entre outros. Muitos deles em estado de abandono e enferrujados.

De acordo com diretor de área da Secretaria Municipal de Administração, Edinaldo Souto Proença, a frota parada não chega a 20% e a maioria dos carros foram repostas, mas não soube informar quantos. Ele afirma que o problema, quanto às ambulâncias, não está no déficit de veículo, mas sim no filtro, pela falta de uma regulação operacional na disponibilização das unidades aos pacientes.

O diretor afirma ainda que dos veículos lá encontrados, cerca de cinquenta aguardam manutenção e mais 66 estão em fase de preparação ou aguardando para serem leiloados, caso que, segundo ele, acontece quando a manutenção ou conserto são mais caros que o valor do veículo.

DENGUE

Sem coberturas e em estado de abandono, muitos dos veículos depositados na Divisão e peças avulsas foram encontradas com acúmulo de água parada, principalmente nos caminhões e carros que aparentavam estar no local há mais tempo.

CASTRA MÓVEL

Ainda no local, os vereadores localizaram depositado a céu aberto o veículo do Castra Móvel, uma unidade móvel que iria realizar castrações gratuitas de cães e gatos em diversos pontos da cidade. O programa foi lançado pela prefeitura no dia 02 de outubro de 2012, mas os serviços ainda não foram iniciados.

ENCAMINHENTOS

“Viemos fazer uma levantamento do real tamanho desse serviço e o que encontramos foi falta de investimentos na infraestrutura, na oficina, na logística de funcionamento, na ampliação da equipe, enfim, há muito que se fazer e nós vamos cobrar”, explica o vereador Izídio, presidente da Comissão.

O vereador Fernando Dini ressalta que o intuito da vistoria surpresa era ter dimensão do déficit específico no serviço da saúde, "mas o que há é uma dezena de carros parados que poderiam estar garantindo transporte escolar para as crianças, segurança aos moradores, fiscalização e qualidade de vida para muitos sorocabanos”.

De acordo com o relator da Comissão, vereador pastor Apolo, os trabalhos visam a garantia de que esses veículos sejam utilizados em prol da população. Ele afirma que o relatório da vistoria, com fotos anexas às informações, será entregue à prefeitura e órgãos competentes, cobrando informações sobre a frota e as devidas providências.

Fotos: Foguinho/ Imprensa SMetal

(Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito – PP)