19/04/2013 17h43

Para o vereador Waldecir Morelly (PRP), a medida visa atender adequadamente alunos e professores

As escolas públicas da rede municipal de ensino de Sorocaba deverão ter profissionais de psicologia em seus quadros para atendimento dos corpos docente e discente. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Waldecir Morelly (PRP), protocolado na Câmara Municipal. O projeto estabelece que as escolas deverão contar com psicólogo de manhã e à tarde, mediante um trabalho articulado entre os sistemas de educação e saúde do município.

“O fracasso escolar está diretamente relacionado às precárias condições socioeconômicas e culturais das famílias das crianças com dificuldade de aprendizado”, afirma Waldecir Morelly (PRP) na justificativa do projeto de lei. “O trabalho de um psicólogo na escola, atendendo professores e alunos, de forma individual ou coletiva, pode contribuir muito para evitar o atraso na vida escolar das crianças”, acrescenta.

O parlamentar sustenta, ainda, que a presença do psicólogo nas escolas irá ajudar a prevenir problemas como o uso de drogas e a gravidez precoce, que, hoje, afligem os adolescentes. “O acompanhamento do psicólogo, como profissional especializado, visa ajudar não só o estudante, mas também sua família, num trabalho integrado, que poderá reduzir os índices de evasão e repetência escolar”, argumenta.

O projeto de lei também permite à Prefeitura celebrar convênios e parcerias para viabilizar a proposta de manter psicólogos em todas as escolas do município. E estabelece que a implantação do atendimento psicológico nas escolas poderá ser feita de forma gradual, no prazo máximo de um ano.