22/04/2013 14h28

A entidade defende cautela na revisão do Plano Diretor e questiona modificações propostas pelo Executivo em relação ao uso e à ocupação de solo do município

Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Sorocaba, o presidente do Legislativo, vereador José Francisco Martinez (PSDB), recebeu, juntamente com alguns colegas de parlamento, a diretoria do Instituto Defenda Sorocaba (IDS), uma instituição apartidária, criada por agentes públicos da sociedade, com a finalidade participar de discussões sobre assuntos referentes ao futuro do município.

Uma comissão composta pelos empresários Sérgio Antonio Reze (idealizador e presidente do Instituto), Manoel Júlio Filho, Paulo Moreira, Marcos Aidar e Cláudio Robles, entregou um manifesto a Martinez explicando os objetivos e preocupações do instituto. O documento já foi entregue à Prefeitura. “Pretendemos ser uma das vozes da sociedade sorocabana no que diz respeito ao futuro dos seus cidadãos junto aos agentes públicos de nossa comunidade”, argumentou Sérgio Reze.

“Cautela necessária” – O empresário explicou ainda que, no momento, a principal preocupação do Instituto Defenda Sorocaba são as mudanças propostas para o novo Plano Diretor da cidade, elaboradas por uma empresa contratada pela Prefeitura em 2012. Segundo Reze, as mudanças irão afetar diretamente, entre outros setores, o uso e a ocupação do solo na cidade, com a liberação de loteamentos diversos, “sem nenhuma justificativa técnica para isso”.

“Viemos à Câmara por reconhecermos nesta Casa de Leis a responsabilidade pela análise e a aprovação do que é proposto pela Prefeitura e a vocês pedimos cautela”, disse ainda Reze. O líder do Governo no Legislativo, vereador Paulo Mendes (PSDB), informou que, de acordo com o cronograma da Prefeitura, o projeto do novo Plano Diretor de Sorocaba deverá chegar à Câmara no segundo semestre deste ano, só devendo ser votado em 2014. “Seria exatamente 10 anos após a votação de 2004”, explicou.

Audiências públicas – O vereador Marinho Marte (PPS), um dos presentes na reunião, solicitou aos representantes do Instituto que participem das discussões sobre as mudanças no Plano Diretor da cidade, que deverão ser realizadas, através de audiências públicas, convocadas pela Câmara, e, se possível, entreguem aos parlamentares sugestões para o projeto. Já o vereador Jessé Loures (PV), afirmou não acreditar em mudanças no Plano Diretor antes de decisões importantes como a criação de planos que contemplem a Gestão de Resíduos Sólidos, o Zoneamento Ecológico e Saneamento Básico.

O presidente da Câmara agradeceu à visita da diretoria do Instituto Defenda Sorocaba e colocou o Legislativo à disposição para a realização de reuniões, inclusive com as várias comissões existentes na Casa de Leis. “Quero deixar claro que, enquanto não houver um Código de Postura e um Código de Obras, de nada adiantará fazer mudanças no Plano Diretor de Sorocaba”, enfatizou Martinez. Os vereadores Rodrigo Manga (PP), Fernando Dini (PMDB), Pastor Apolo (PSB), Luis Santos (PMN), Carlos Leite (PT), Izídio de Brito (PT),  Waldecir Morelly (PRP), Saulo do Afro Arts (PRP), Muri de Brigadeiro (PRP) e Cláudio do Sorocaba 1 (PR), também participaram da reunião.