22/04/2013 15h29

O objetivo, segundo Jessé Loures (PV), é intensificar o atendimento aos moradores de rua, por meio da identificação e triagem dos mesmos

Foi aprovada na sessão de quinta feira, 18, a constituição de uma comissão composta pelos vereadores Jessé Loures (PV), Carlos Leite (PT) e Rodrigo Manga (PP) para acompanhar a efetiva aplicabilidade das ações permanentes nas políticas públicas municipais no atendimento ao morador de rua.

A formação desta comissão foi motivada pela resposta ao requerimento do vereador Jessé Loures, que cobrou do Executivo a intensificação dos trabalhos de atendimento aos moradores de rua e aos pedintes por meio de ações permanentes. Loures entende que é dever do Estado garantir todos os cuidados a esses moradores, mas também garantir a segurança, tranqüilidade e o direito de ir e vir dos comerciantes e de toda a população. “Da forma que está hoje, todos se sentem ameaçados”, enfatiza Jessé.

Segundo destaca o vereador Jessé, a função da comissão será de acompanhar e fiscalizar os trabalhos, projetos e andamento de tudo o que está sendo desenvolvido. “Nosso entendimento é que seja montada uma força tarefa integrada juntamente com as polícias Militar, Civil, Guarda Civil, Conselho Tutelar e outras entidades, para a identificação de cada uma dessas pessoas, com foto, antecedentes criminais, local de origem, entre outros, e, a partir daí dar o encaminhamento correto para cada um”, justifica Jessé – acrescentando ainda que a Comissão também estará visitando as ONGs que prestam serviços ao morador de rua, OAB, entidades assistenciais e Ministério Público.

Esse problema vem merecendo, inclusive, destaque nos noticiários da imprensa local, em que o drama dos moradores de rua e a preocupação que eles despertam nas demais pessoas ali estão bem retratados.

“É claro – diz Rodrigo Manga – que devemos ter um cuidado especial com essa população de rua, proporcionando-lhe um acolhimento humanizado, mas não podemos deixar de agir intensamente para ajudá-los e, assim, evitar as consequências da presença deles nas ruas. Porque muitos integrantes dessa população fazem do espaço um lugar improvisado de moradia, enchendo-o de objetos velhos que recolhem das ruas, e ainda transformam pequenas áreas em banheiros improvisados, ou em espaços para consumo de drogas. E se não tomarmos uma providência já, daqui a pouco teremos uma formação de cracolândias pela cidade”, finaliza.

(Assessoria de Imprensa do vereador Jessé Loures/PV)