22/04/2013 17h03
 

A iniciativa foi do presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), que ressalta o papel desse sistema de comunicação para a sociedade sorocabana.

 

Os 25 anos de fundação da Rádio Ipanema e os 12 anos de fundação do Jornal Ipanema, bem como da Gráfica Ipanema, foram celebrados em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de sexta-feira, 22, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente do Legislativo, que ressaltou a importância do complexo de comunicação fundado pelo empresário Benedito Pagliato, hoje sob o comando de seus filhos, os empresários Francisco Pagliato Neto e Juliana Camargo Pagliato.

 

A sessão solene contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o secretário municipal de Comunicação, Lincoln Salazar, representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB); a deputada federal Iara Bernardi (PT); o presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues; o prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, e os vereadores Jessé Loures (PV), Anselmo Neto (PP) e Rodrigo Manga (PP). Músicos da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba) fizeram apresentações de flauta e violão durante a solenidade.

 

Comunicação e cidadania – “A rádio, o jornal e a gráfica Ipanema são instrumentos da democracia e da cidadania em nossa região. Por isso, merecem esse legítimo reconhecimento da sociedade sorocabana”, afirma Martinez. O presidente do Legislativo ressaltou que a Rádio Ipanema, que deu início ao Sistema Regional de Radiodifusão Ltda., foi fundada em 15 de abril de 1988, sendo pioneira na produção e transmissão de jornalismo, fazendo a cobertura das eleições e da política local, uma de suas grandes marcas.

 

O parlamentar também ressaltou as inovações do Jornal Ipanema, fundado em 21 de abril de 2001, e a qualidade do Parque Gráfico Ipanema. Para Martinez, todo esse complexo de comunicação nasceu do idealismo do empresário Benedito Pagliato, que foi encarnado pelos seus filhos, os empresários Francisco Pagliato Neto e Juliana Camargo Pagliato.