23/04/2013 13h30

Anselmo Neto (PP) acredita que a medida pode minimizar os danos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto de pneus velhos na cidade

O crescente volume de pneus descartados, que causa sérios danos ao meio ambiente, pode ter um destino ambientalmente correto e econômico. É o que defende o vereador Anselmo Neto (PP), que, por meio de requerimento ao Executivo, sugere a utilização de pneus velhos na implantação de calçadas de borracha em pistas de caminhadas e prédios públicos.

“Essa é uma nova opção de calçamento sustentável, que se utiliza de placas de pneus reciclados, aproveitando justamente um resíduo que aumenta de modo acelerado, na medida em que cresce a frota de veículos na cidade”, argumenta Anselmo Neto. O vereador observa que é comum o descarte de pneus velhos em terrenos baldios, áreas verdes e em beira de rios e córregos, gerando sérios danos ambientais.

Para Anselmo Neto, esse problema poderá ser resolvido, caso o município aproveite a existência de empresas que trabalham com pneus e invista na implantação de calçadas sustentáveis, instalando placas de pneu reciclado nas pistas de caminhadas, nos tablados onde são instaladas as academias ao ar livre, bem como nos pátios de prédios públicos, entre outros locais.

“É uma medida que condiz com o lema de Sorocaba como ‘Cidade Saudável’ e ‘Cidade Educadora”, afirma Anselmo Neto, que, no seu requerimento, indaga à Prefeitura se ela tem conhecimento da calçada de borracha e se há algum programa sustentável na construção de parques e praças e, em caso negativo, sugere que o poder público estude essas alternativas de sustentabilidade.