23/04/2013 17h06

Vereadores que compõe a Comissão Especial de Acompanhamento de Políticas Públicas no Atendimento aos Moradores de Rua, instituída pela Câmara Municipal de Sorocaba, estiveram na tarde desta terça-feira, 23, reunidos com o Juiz Diretor do Fórum de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas, responsável pela 1ª Vara Criminal da Cidade.

O presidente da Comissão, vereador Jessé Loures (PV), o vereador Carlos Leite (PT), e uma assessora do vereador Rodrigo Manga (PP), que também faz parte da Comissão, apresentaram um documento ao juiz, dando ciência do trabalho iniciado, bem como do objetivo das ações a serem implantadas. Os parlamentares solicitaram ainda o apoio da Justiça.

Loures explicou ao magistrado que a idéia da Comissão é identificar as pessoas que vivem hoje perambulando pelas ruas centrais e periféricas de Sorocaba, bem como saber de onde vieram e porque estão no município. “Existe uma estimativa de que pelo menos 30 por cento dos mendigos possuem problemas com álcool, drogas e doenças mentais e que 70 por cento são oriundos de outras localidades”, explica o vereador.

Ainda segundo o presidente da Comissão, o juiz Jayme Walmer de Freitas mostrou-se receptivo à causa e de dispôs a apoiar ações para traçar o perfil dos moradores de rua da cidade. “A conversa foi positiva, o juiz entendeu a gravidade do problema e afirmou que o Poder Judiciário fará parte desta força-tarefa”, disse Loures.

O próximo passo da Comissão será tentar sensibilizar outros setores da sociedade como OAB, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Conseg e Conselho Tutelar, tendo em vista que entre os mendigos há crianças e adolescentes. Também está agendada uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para o dia 22 do próximo mês. “O desafio é traçar ações integradas e permanentes para tratar do problema”, concluiu Jessé Loures.