09/05/2013 13h12

Simões visita a Casa após questionamento do vereador Marinho Marte (PPS). Prefeitura e entidades optam por licitação para realização do evento.

O secretário de Cultura e Lazer, José Simões, esteve na Câmara durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9, para esclarecer dúvidas referentes à Festa Junina Beneficente de Sorocaba. O secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, também esteve na Casa.

Simões iniciou lembrando que de março a abril foram realizadas reuniões com o presidente da associação das 36 entidades participantes do evento e em proposta conjunta decidiram licitar a festa.

De acordo com o secretário, o processo licitatório já está em andamento, aguardando às 48h para recurso antes de anunciar o nome da empresa ganhadora do pregão que será responsável pela estrutura, além da programação de shows. As entidades continuarão a receber o dinheiro da produção nas barracas, além do estacionamento.

Para Simões trata-se de um procedimento de economia. “Não vamos ter que gastar com montagem. Como é a primeira vez, estamos acompanhando cada processo, para que o projeto piloto possa ter resultado positivo”, disse.

O vereador Marinho Marte (PPS), que levantou os questionamentos, disse que se sentiu atendido com os esclarecimentos destacando ainda que a presença dos secretários fortalece o respeito entre os poderes.

Marinho perguntou de quem partiu a proposta de terceirização, que segundo o secretário partiu da prefeitura, mas foi amplamente discutida com a associação; também pediu uma cópia da ata da última reunião da associação, que Simões informou que ainda precisa ser aprovada na próxima reunião.

Marinho Marte informou que foi procurado por algumas entidades e quis saber quem vai explorar o estacionamento. O secretário de cultura explicou que a divisão financeira, será de 40% pra a entidade que já cuidava do estacionamento nas edições anteriores, 40% para aquela que cuida da portaria e 20% dividido entre as demais entidades da associação.

Sobre o tema, o vereador Valdomiro de Freitas (PSD) sugeriu uma nova divisão dos lucros do estacionamento defendendo uma parcela maior para as 34 entidades.  O secretário disse que é uma iniciativa própria da associação, mas que vai transmitir a sugestão aos interessados.