14/05/2013 12h50

A secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, esteve na Câmara durante a sessão ordinária desta terça-feira, 14, para entregar cópia do Plano Diretor Ambiental e do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade aos parlamentares.

“Queremos entregar e dar conhecimento, principalmente aos novos vereadores, destes dois documentos técnicos”, disse a secretária. Jussara ressaltou que o Plano Diretor Ambiental foi elaborado por uma empresa contratada, já apresentado a Casa, e incorporado como macrozoneamento ao Plano Diretor do Município.

Os documentos foram apresentados pelo diretor de Gestão Ambiental, Vidal Dias da Mota Junior. Através de convênio com a CAF (Corporação Andina de Fomento), o plano diretor fez o diagnóstico ambiental de Sorocaba, integrando informações dispersas para o planejamento de uma sociedade sustentável.

Já o plano de manejo, aprovado pelo Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente) estabelece diretrizes para manutenção e recuperação ambiental da área e seu entorno, proteger a biodiversidade e os recursos hídricos. O parque natural com 60 hectares será inaugurado em junho.