24/05/2013 16h56

O objetivo de Cláudio Sorocaba I (PR) é verificar cumprimento da lei que obriga que esses lugares sejam cobertos

O vereador Cláudio Sorocaba I (PR) recebeu informações de que pátios de recolha de veículos – carros e motos, apreendidos legalmente – ainda estariam funcionando sem a cobertura exigida pela Lei 8.397, de 14 de março de 2008.  Por isso, ele pede à Prefeitura informações detalhadas a respeito do trabalho de fiscalização feito pela Prefeitura nesses estacionamentos com o intuito de verificar o real cumprimento dessa lei e das punições aplicadas àqueles que eventualmente não tenham se adequado a ela.

“A lei foi criada justamente porque havia muito descaso dos proprietários desses estabelecimentos na guarda dos veículos, que ficavam a céu aberto, sujeitos à deterioração devido à ação do vento, chuva, sol e poeira. No entanto, os usuários pagam caro por esse serviço e ainda assim são obrigados a ver seu patrimônio correr riscos de danos e consequente desvalorização em virtude da falta de cuidados de quem teria a obrigação de zelar por eles”, argumenta o vereador.

Além de se preocupar com os danos aos veículos, conforme disse o vereador Cláudio, “há que se preocupar com outra consequência da falta de cuidados em alguns desses locais: a de que carros já danificados e deixados ao relento acabem se transformando em depósito de água e em pouco tempo se transformem em criadouro do mosquito da dengue, o Aedes aegypti”.

“A dengue é uma triste realidade, que obriga o poder público a desenvolver campanhas preventivas e promover ações de combate permanente ao mosquito”, afirma Cláudio Sorocaba I. “Por isso, é necessário que estejamos atentos para impedir quaisquer possibilidades de que ele encontre ambiente propício para procriar”, acrescenta.

Por tudo isso, o vereador quer obter da Prefeitura informações sobre quantos desses pátios e estacionamentos foram visitados pela Vigilância Sanitária desde a vigência da Lei 8.397. E mais: desde então, quantos pátios que descumpriram a lei já foram multados? E se alguns deles ainda não se adaptaram à lei, quais as providências que estão sendo tomadas contra eles?