14/06/2013 11h37

Sem coordenação, pacientes da UPH da Zona Norte sofrem com a demora no atendimento. Já na UBS do Laranjeiras falta estrutura física e pessoal.

Oito horas de espera para atendimento médico, fila de centenas de pacientes entre crianças, adultos e idosos, falta de médicos e nenhum coordenador responsável na unidade. Essa foi a realidade da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte encontrada em visita surpresa na noite de ontem, dia 13, pelos vereadores Izídio de Brito (PT) e Pastor Apolo (PSB), presidente e relator da Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude da Câmara Municipal de Sorocaba, respectivamente. O vereador Fernando Dini (PMDB), também membro da Comissão, esteve representado pelo seu assessor Rodrigo Alcântara.

Em conversa com os vereadores, pais que aguardavam o atendimento dos filhos afirmaram que apenas duas pediatras atendiam no local durante todo o dia. Apontaram como principal problema o intervalo entre o atendimento de uma criança para a outra, que era demorado. “Muitos [pais] afirmaram que parecia que tinha só uma médica para atender todas as crianças, mas foi só chegarmos, que o procedimento foi agilizado, não só no atendimento infantil, mas em toda a unidade”, conta I´zídio de Brito.

De acordo com funcionários, a falta de médicos é uma das responsáveis pela demora no atendimento, que em alguns casos, ultrapassava a espera de nove horas. Alegaram que a além da demanda reprimida já existente, muitos são os profissionais que faltam em seus horários estabelecidos, prejudicando todo o andamento da unidade e sobrecarregando os demais.

Já com relação aos técnicos responsáveis pela unidade, afirmaram que o coordenador Marco Antonio Marcondes Bonadia está de férias e seus substitutos trabalham apenas durante o horário comercial. “O que é inadmissível, tendo em vista os problemas de atendimento encontrados diariamente nesta UPH”, ressalta o relator, pastor Apolo.

Durante a vistoria, a Comissão entrou eu contato com a Prefeitura, que afirmou que o secretário da pasta, Armando Raggio, estava fora da cidade e que estariam enviando um técnico para a unidade.

UBS do Laranjeiras

Também em visita surpresa para checar o atendimento prestado à saúde dos sorocabanos, os vereadores Izídio de Brito e pastor Apolo estiveram nesta manhã (14) conversando com os pacientes e funcionários do Pronto Atendimento e do Centro de Saúde que compõem a Unidade Básica de Saúde do bairro Laranjeiras.

Com os corredores lotados, a ampliação da estrutura física e pessoal do Pronto Atendimento foi uma das principais necessidades apontadas pela coordenadora Ana Maria Marques da Silva, responsável pelo local há quatro anos.

Segundo ela, com o funcionamento da Central Reguladora de Agendamento de Exames e Especialidades, em adaptação, os pacientes seguem à UBS pós-consulta para imprimir e retirar seus exames, antes feitos na Policlínica. “Isso é importante, pois referenda o posto junto aos moradores do bairro, mas os 56 funcionários que temos para o administrativo e atendimento continuam os mesmos e nem sempre dão conta da demanda que cresceu com isso”, ressalta a coordenadora.

Entre outras necessidades apontas aos vereadores durante a visita estão a falta de valorização do quadro de funcionários, o alto índice de falta dos pacientes pós-agendamento de exames e especialidades ficando em torno de 45% e a falta de fraldários para a troca dos bebês.

Relatórios de ambas as visitas serão elaborados pela Comissão da Câmara, que irá entregar ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio na próxima reunião, junto de relatórios de outras visitas também feitas pelos vereadores.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito – PT)