01/07/2013 16h48

A comissão da Câmara Municipal formada para debater o zoneamento da divisa entre as cidades de Sorocaba e Alumínio esteve na prefeitura da cidade vizinha na última sexta-feira, 28, para debater o assunto. O presidente da comissão, vereador Muri de Brigadeiro (PRP), e o vereador Anselmo Neto (PP), um dos membros, se reuniram com o diretor de Urbanização e Fiscalização de Alumínio, Orlando Afonso Martoreli, e discutiram os problemas de loteamentos e desmembramento das divisas das cidades. O vereador Waldecir Morelly (PRP) também participa da comissão.

Martoreli informou que a cidade está em fase de estudos para alteração do plano diretor, regularização dos valores do IPTU e parcelamento de solo. Hoje a cidade vizinha não tem fiscalização de imóveis e têm ocorrido com frequência loteamentos  clandestinos, o que está preocupando a prefeitura, diante de invasões a áreas verdes. O município só tem espaço para expansão no lado norte da cidade, cujo espaço é limitado, devido à ampla reserva ambiental.

O diretor tdisse que Alumínio não possui lei que regulariza  os imóveis, como é feito em Sorocaba com o programa de regularização fundiária, mas que projeto semelhante está em análise para ser implantado nos próximos anos. Com relação ao plano diretor, Martoreli explicou que exige uma mudança total na cidade, que precisa investir em saneamento básico, transporte público, iluminação e asfalto.

O representante da prefeitura informou ainda que foi solicitado verba para o PAC 2 para implantação de uma estação de tratamento de água, que sendo aprovado o projeto, começará a funcionar a partir de 2015.

A comissão retornará à cidade reunindo com o prefeito José Aparecido Tiseo e demais setores da prefeitura de Alumínio para discutir melhorias nos imóveis das divisas que possuem sérios problemas de documentação. “Muitos munícipes querem regularizar os imóveis, mas a legislação atual não permite o parcelamento do solo e desmembramento dos terrenos”, afirma Muri.