01/07/2013 16h53

Parlamentares falaram sobre o trabalho de acompanhamento das ações de combate ao abuso sexual de menores no município.

A Comissão Especial de vereadores criada para acompanhar as ações de combate ao abuso sexual de menores em Sorocaba reuniu-se, na sexta-feira (28), com o tenente coronel Roberto Suganuma, comandante do 7º. Batalhão da Polícia Militar (PM). Na ocasião, os parlamentares explicaram o trabalho que será realizado pela comissão e, também, ofereceram-se para cooperar com as atividades da corporação.

Formado pelos vereadores Rodrigo Manga (PP), Fernando Dini (PMDB) e Waldecir Morelly (PRP), o grupo solicitou ao comandante da PM dados sobre as ocorrências de abuso sexual de menores em Sorocaba. “É importante que a comissão conheça os procedimentos adotados por todos os órgãos e entidades que atendem essas ocorrências. Estamos vendo, todos os dias no noticiário, o aumento de casos de abuso de menores e precisamos acompanhar as políticas públicas e os serviços de prevenção e tratamento das vítimas”, explicou Manga, que é presidente da comissão.

Para o vereador Dini, é fundamental que haja uma cooperação entre o Legislativo e a PM no combate a esses crimes. “Nós sabemos da qualidade do trabalho da polícia e nosso intuito é somar esforços com a corporação, para que possamos auxiliar no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual na cidade”, relatou.

O vereador Morelly agradeceu a receptividade do comandante e reforçou a importância do trabalho conjunto entre os representantes da Câmara Municipal e demais órgãos envolvidos com a causa. “Esta é apenas a primeira reunião que realizaremos e esperamos acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela PM”.

Ao final da conversa, o comandante ofereceu o apoio da corporação aos vereadores. “A PM se preocupa muito com o tema, que é amplo e envolve muito mais do que segurança pública. O que for do nosso alcance, nós tentaremos ajudar a comissão”, afirmou Suganuma.

Abuso de menores

De acordo com dados da secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em maio de 2013, foram registrados 26 casos de estupro de vulnerável, cinco a mais do que no mês anterior. No total, de janeiro a maio, houve 155 denúncias de abuso sexual de menores. Durante o ano de 2012, o número de casos chegou a 375.

Para o comandante do Batalhão da PM de Sorocaba, a denúncia é um importante instrumento para o combate a esse crime. “É fundamental que sejam realizadas campanhas de esclarecimento à população sobre o ato de denunciar os abusos de crianças e adolescentes”, opinou.

(Assessoria de Imprensa – vereador Rodrigo Manga – PP)