04/07/2013 14h18

O Projeto de Lei que obriga a realização do “Teste da Linguinha” em todos os recém-nascidos nas maternidades de Sorocaba foi aprovado em segunda discussão na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, 4 de julho e será sancionado pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio. O exame deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida, antes da alta hospitalar da criança.

O projeto é de iniciativa do vereador Fernando Dini (PMDB), mas precisou ser arquivado por “vício de iniciativa”. “É um projeto que visa a benfeitoria, mas que precisava ser de autoria do Executivo. Depois de uma reunião que tivemos com o jurídico da prefeitura, arquivamos o projeto para que ele voltasse à votação pela apresentação do prefeito. Agora, temos a certeza da sua aprovação”, diz o vereador.

O vereador lembra que o projeto, desde a sua criação, visa instituir um instrumento de enorme valor para detectar alterações precoces da anquiloglossia, que é uma anomalia oral congênita, que pode ocorrer de forma total ou parcial, limitando a mobilidade da língua em graus variados e podendo interferir nas funções orais da criança, como, sucção, deglutição, fala.

“Segundo a pesquisadora e fonoaudióloga Irene Marquesan, o ideal é que o exame seja feito no primeiro mês de vida do bebê, por um profissional especializado. Quando diagnosticado, a criança poderá ser encaminhada à realização da secção do frenulo lingual (frenectomia) e assim estará solucionado o seu problema”, diz Fernando Dini.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini – PSDB)