04/07/2013 16h41

O Vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou requerimento questionando a imunização de crianças, adolescentes e parentes de pacientes infectados pela gripe A H1N1 em Sorocaba.

Atualmente, apenas os pacientes considerados do grupo de risco (idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, asmáticos, portadores de doença obstrutiva crônica, problemas hepáticos e renais, doenças metabólicas, idosos e com problemas no sistema imunológico), estão sendo vacinados nas unidades básicas de saúde.

A iniciativa partiu após a morte de uma criança de 3 anos da Zona Norte de Sorocaba, que não faz parte do grupo de risco e ainda assim foi vítima deste tipo de gripe.

“O vírus Influenza está circulando e os sintomas confundem até mesmo os médicos sobre qual o tipo de doença aflige o paciente”, explica Pastor Apolo. Os sintomas são febre, fadiga, tosse, coriza, dores musculares e de cabeça, fraqueza e dificuldades respiratórias.

Sabendo que a transmissão se dá através do contato com objetos contaminados e pessoalmente, o parlamentar acredita que a imunização de parentes das pessoas que tiveram a doença é importante. “A rede pública oferece a vacina gratuitamente, poderíamos estudar uma forma de aumentar a parcela da população que irá receber as doses, atingindo mais crianças e adolescentes”.

(Assessoria de Imprensa - Vereador Pastor Apolo - PSB)