04/07/2013 16h43

Centenas de profissionais das áreas da Saúde, Educação, Vigilância Sanitária, além da Guarda Civil Municipal, representados pelas respectivas associações, estiveram na tarde desta quinta-feira, 4, no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes protestavam contra as condições de trabalho e pediam reajuste salarial.

Com a autorização do presidente da Casa, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), um grupo de vereadores utilizou o espaço, depois que a sessão ordinária já havia sido encerrada, para conversar com os servidores. Anselmo neto (PP), Izídio de Brito (PT), Marinho Marte (PPS), Carlos Leite (PT), Saulo do Afro Art´s (PRP) e Pastor Apolo (PSD), receberam os manifestantes.

Izídio de Brito afirmou que chegará em breve ao Legislativo um projeto de reforma administrativa do Executivo e que os vereadores estarão atentos as mudanças nas carreiras das categorias presentes. O parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir melhor as reivindicações dos trabalhadores.

Representando as associações de servidores, a educadora Ana Cláudia Joaquim de Barros, subiu à tribuna e fez um pronunciamento aos presentes, além de entregar um documento com os pedidos dos funcionários públicos aos vereadores. O presidente da Comissão de Justiça da Casa, vereador Marinho Marte, afirmou que o Município possui recursos financeiros para melhorar a situação dos servidores.

O parlamentar citou projeto para repasse de R$ 500 mil por mês ao parque tecnológico de Sorocaba, “para manter entre 10 e 15 funcionários”, entre outras propostas da Prefeitura para subsídio de programas diversos. “Vocês não estão pedindo favor! É fundamental que os que estão aqui assumam um compromisso com vocês até o final dessa jornada. Com o meu mandato vocês podem contar”, disse Marinho.

Saulo do Afro Art´s parabenizou o ato que se posicionou “ de maneira digna e pacífica, como tem que ser”. Carlos Leite afirmou que tem acompanhado a situação dos servidores, principalmente os da saúde, e se dispôs a apoiar os funcionários públicos no que for preciso. Waldecir Morelly também subiu à tribuna para elogiar os manifestantes pela coragem e bravura. “Sem os servidores a cidade para”, comentou.