11/07/2013 15h29

Construção de dois empreendimentos podem ter provocado corte de árvores nativas e ameaça bacia de nascente e leito de córrego em área de proteção permanente.

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou ontem, dia 10, na Câmara Municipal, um requerimento solicitando informações sobre a fiscalização ambiental de obras de construção de um shopping-center e um empreendimento hoteleiro na avenida Itavuvú, próximo à Casa do Cidadão, no Parque das Laranjeiras, que podem estar prejudicando a área de proteção permanente (APP) contígua aos empreendimentos, onde há uma nascente e um córrego, protegidos pela mata ciliar.

Moradores do Parque das Laranjeiras e ambientalistas procuraram o vereador denunciando a agressão à APP, com a supressão de parte da vegetação através de um bota-fora e corte de árvores nativas, comprometendo a bacia da nascente do córrego Laranjeiras, que se encontra em estado deplorável, assoreamento de olhos d’água, despejo de águas pluviais, além de lixo dispensado no local.

No requerimento, o parlamentar questiona se as obras foram permitidas e liberadas pela Prefeitura e órgãos ambientais, se há concessão de licença ambiental, bem como se os órgãos competentes fiscalizaram as obras, se há laudo e constatação de crimes ambientais e aplicação de infrações. “Queremos que essas obras sejam fiscalizadas e se houver mesmo crime ambiental, que os responsáveis sejam punidos”, diz o vereador. “Nosso mandato está preocupado com o desmatamento e destruição desta área de proteção permanente”, conclui.

Vereador visita local e acompanha vistoria da SEMA

Acompanhando moradores do Parque das Laranjeiras e ambientalistas, dois assessores do vereador Carlos Leite (PT) estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (11) na área de proteção permanente do Laranjeiras, para verificar os problemas ambientais na área.

Na ocasião encontraram no local técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, e puderam acompanhar a fiscalização e vistoria na APP. Quem também acompanhou a fiscalização foi um dos empreendedores, que pôde se manifestar e se defender das acusações. Segundo moradores, a polícia ambiental já esteve fiscalizando o local.

O vereador aguarda agora parecer da SEMA e dos órgãos ambientais, e a conclusão das investigações de crime ambiental.

(Assessoria de Comunicação do Vereador Carlos Leite - PT)