18/07/2013 15h17

O vereador Pastor Apolo (PSB) protocolou nesta semana um projeto de lei prevê a compra de livros acessíveis a deficientes visuais por parte da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

O projeto institui que o abastecimento das bibliotecas públicas municipais deverá reservar um montante de 3% do material adquirido em formatos acessíveis às pessoas com dificuldades para enxergar. O texto informa ainda que as obras deverão ser de diversos gêneros literários, seja em formato braile ou do tipo audiolivro.

Além desta ação, o Poder Executivo deverá promover anualmente campanhas de divulgação e incentivo à prática da leitura também a esta parcela da população, que muitas vezes não encontra livros interessantes adaptados às suas necessidades.

“Muitas pessoas querem ler, porém a escassez de títulos interessantes torna esse hábito pouco comum às pessoas com deficiência visual. Devemos proporcionar a eles o acesso aos livros atuais e não só aos clássicos da nossa literatura, como é comum nos dias de hoje”, explica o vereador.

A acessibilidade é garantida por decreto federal e o parlamentar ainda ressalta a falta de preparo para o acesso destes deficientes ao prédio da Biblioteca Municipal de Sorocaba, uma vez que não há semáforos sonoros próximos ao local e nem o piso tátil, indicado para garantir o acesso aos que possuem necessidades especiais.

(Assessoria de Imprensa - vereador Pastor Apolo - PSB)