19/07/2013 17h13

Esta é a primeira vez na história que o Banco do Povo estuda criar uma linha de crédito específica para conjuntos habitacionais averbados, podendo beneficiar centenas de moradores no Estado de São Paulo.

O vereador Rodrigo Manga (PP) e o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Silvio Torres, reuniram-se nesta quinta-feira (18), na sede da pasta, na capital paulista, para discutir a liberação de financiamento para a realização de melhorias no Conjunto Habitacional Professor Benedicto Cleto, localizado no bairro Júlio de Mesquita Filho, em Sorocaba. Também participaram do encontro: o prefeito Antônio Carlos Pannunzio; o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Hélio Godoy; o deputado estadual, Rodrigo Moraes (PSC) e o diretor-executivo do Banco do Povo Paulista, Antônio Sebastião Teixeira Mendonça, além dos síndicos dos condomínios.

Após ser procurado por moradores, que reivindicavam melhorias para as áreas comuns das moradias, o vereador Manga solicitou ao Banco do Povo Paulista a criação de uma linha de crédito que beneficiasse os conjuntos habitacionais devidamente averbados. Esta é a primeira vez na história que o Banco do Povo estuda criar a liberação de um específico para conjuntos habitacionais regularizados, um pleito antigo dos moradores do Benedicto Cleto e que também pode beneficiar centenas de condomínios na mesma situação no Estado de São Paulo. Diante do pedido, o diretor-executivo da instituição propôs a nova modalidade de financiamento e afirmou que Sorocaba será o projeto-piloto. “A demanda trazida pelo vereador foi importante para que pudéssemos criar mecanismos para reformas e adaptações de condomínios como este”, disse Mendonça.

De acordo com o vereador Manga, o financiamento será fundamental para que os moradores do conjunto habitacional possam resolver problemas antigos. “Nós fomos procurados por vários munícipes que reivindicavam melhorias para os condomínios, como: individualização de hidrômetros e asfalto para o estacionamento. Como o conjunto habitacional já é regularizado, buscamos uma forma para viabilizar essa reforma. A liberação do crédito vai permitir que os moradores resolvam problemas com os quais eles convivem há, pelo menos, 12 anos”, destacou.

Apresentado à proposta, o secretário estadual de Habitação declarou que, agora, é necessário que sejam criadas regras para a liberação desse financiamento. “Nesta próxima etapa do projeto, nós vamos desenvolver decretos e condições para os contratos de liberação da linha de crédito para os moradores”, explicou Torres.

Para o prefeito Pannunzio, essa modalidade de financiamento vai atingir um maior número de pessoas. “Esse projeto terá um grande alcance social. Tenho certeza que o impacto será positivo e que está será uma boa experiência para Sorocaba”, declarou o chefe do Executivo.

Após a reunião na secretaria estadual de Habitação, a proposta de liberação de crédito será apresentada ao conselho do Banco do Povo Paulista, em agosto. Após o aval da instituição, os condomínios poderão executar as obras de melhorias.

Reformas

Compromisso assumido desde a campanha eleitoral, a busca por uma solução para reformas do Conjunto Habitacional Professor Benedicto Cleto esteve na pauta do vereador Rodrigo Manga desde o início do mandato.

Em março, o parlamentar reuniu-se com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antônio Carlos do Amaral Filho, para discutir as reivindicações dos moradores. Na ocasião, o representante do órgão afirmou que, por tratar-se de um conjunto habitacional averbado, a CDHU não poderia realizar as reformas. A partir da negativa, o vereador procurou uma solução junto ao diretor-executivo do Banco do Povo Paulista, que sinalizou o desejo de criar uma linha de financiamento que atendesse moradores de conjuntos habitacionais regularizados.

Assessoria de Imprensa - Vereador Rodrigo Manga (PP)